Ouro chega a 9 mil ienes o grama no Japão

A falência do banco americano repercutiu imediatamente em relação ao ouro, considerado um ativo seguro.

Barras de ouro (NHK)

A empresa Tanaka Kikinzoku Kogyo, maior negociante de ouro do Japão, anunciou na segunda-feira (13) que o preço de varejo desse metal precioso chegou a 9 mil ienes por grama. Houve um aumento de 122 ienes (1,4%) acima do dia útil anterior.

Publicidade

Após a falência do banco americano Silicon Valley Bank (SVB), os preços futuros de ouro no exterior dispararam, por isso chegou a essa cotação recorde no Japão também. O preço de compra também atingiu um recorde de 8,88 mil ienes.

Os preços do ouro no exterior subiram acentuadamente no último final de semana. Após a falência do SVB, a compra do metal precioso, considerado um ativo seguro por sua raridade e valor físico, tornou-se dominante.  

De acordo com a Tanaka Kikinzoku, o preço de varejo mais alto até agora foi de 8.977 ienes em 25 de janeiro e o preço de compra foi de 8.860 ienes em 20 de abril de 2010. 

Eiichiro Kato, gerente geral de varejo da empresa Tanaka Kikinzoku, disse que “a falência bancária teve um grande impacto no preço do ouro. No entanto, se a ansiedade sobre o futuro aumentar, acho que mais pessoas vão querer comprar ouro”.

Fontes: NHK e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Xylish da Meiji: de chicletes para gomas

Publicado em 14 de março de 2023, em Economia

As gomas estão em alta no mercado japonês, por isso a Meiji substituirá sua produção de chicletes, conservando a marca e os sabores únicos com xilitol.

Linha de chicletes Xylish da Meiji vai se transformar em gomas (NTV)

A Meiji anunciou no dia 13 que vai parar de produzir os chicletes Xylish, lançados no final de março de 1997. 

Publicidade

O xilitol, um adoçante natural das fibras dos vegetais, além de ser bem menos calórico – 40% a menos do que a sacarose – ainda ajuda a promover a saúde bucal, por isso, é muito usado para prevenção das cáries. 

Por isso, a Meiji, continuará com a marca Xylish mas migra a produção a partir de abril, para as gomas, a serem lançadas no dia 4. Passarão a ter as embalagens com o logo, sob o nome de Xylish Gummy Crystal Mint.

Xylish é a primeira goma do Japão contendo xilitol. Depois de atingir o pico de vendas de chicletes no ano fiscal de 2007, começaram a cair e no ano fiscal de 2021, foram de cerca de 3 bilhões de ienes, uma queda de 90% em relação ao ano fiscal de 2007. 

Um dos motivos foi a relutância dos consumidores em tirar o que põem na boca devido à epidemia do coronavírus e também porque as gomas de diversos sabores e formatos vêm aumentando a fatia do mercado. 

Xylish Gummy Crystal Mint também contém xilitol para reproduzir a sensação refrescante. Tem uma textura mastigável como chiclete mas não precisa ser descartada. O público-alvo da Meiji são consumidores entre 30 e 50 anos, e o preço estimado no varejo será de 140 ienes.

“Como resultado da produção e repetidos exames, conseguimos obter uma sensação refrescante que dura da boca à garganta, que não pode ser experimentada com chiclete”, explicou um porta-voz da Meiji a respeito da nova linha de gomas.

De acordo com a empresa de pesquisa Intage, empresa sediada em Tóquio, o mercado de chicletes em 2021 foi de 59,3 bilhões de ienes, em comparação com 63,5 bilhões de ienes para gomas. Pela primeira vez nesse ano, as gomas que estão em alta ultrapassaram as vendas de chicletes no Japão. Elas têm sido tendência, ao ponto de aberturas sequenciais de lojas especializadas e grande ampliação de novas marcas. 

Reprodução das imagens de uma das embalagens da goma Xylish (Nikkei)

Fontes: Nikkei e NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!