Baleia encalhada na praia em Chiba

Uma grande baleia foi encontrada na costa de uma cidade na província de Chiba, já morta.

Baleia vista do helicóptero da NTV

Segundo a Prefeitura da Cidade de Minamiboso (Chiba), após as 13h de terça-feira (11), uma pessoa que passava pelo local viu algo parecido com uma baleia na praia de Iwai e avisou por telefone.

Publicidade

Acredita-se que seja uma baleia jubarte, chamada de zatoukujira (ザトウクジラ) de cerca de 10,5 metros de comprimento, encalhada já morta e começando a deteriorar.

O governo da província de Chiba investigará a situação detalhada e considerará um método de descarte.

Segundo as informações é comum ver pequenos golfinhos encalhados anualmente em Minamiboso mas é muito raro ver uma baleia grande como essa na costa.

Há 7 anos, uma baleia cinzenta (コククジラ) foi encontrada encalhada na mesma praia

Baleia encalhada na praia de Iwai em Minamiboso (NTV)

Fontes: NHK e NTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como higienizar e guardar o edredom de plumas de ganso

Publicado em 12 de abril de 2023, em Dicas Especiais

O edredom de plumas de ganso é leve, fofo e quentinho no inverno, por isso, indispensável, mas ficam perguntas de como higienizá-lo e como guardar.

Edredom de plumas sobre a cama de casal (WallpaperFlare)

Com a chegada da primavera e temperaturas subindo durante o dia é um sinal de que está chegando a hora de guardar o edredom de plumas de ganso. Nessa hora vêm as dúvidas:

Publicidade
  • Posso estendê-lo ao sol para higienizar?
  • Pode ser lavado?
  • Como guardá-lo de forma segura no armário?

A empresa WeatherNews entrevistou Yuna Mori, especialista em roupas de cama da Nishikawa, a maior fabricante desse segmento no Japão.

1 – Posso estendê-lo ao sol?

A resposta é sim. Ela recomenda escolher um horário entre 10h e 15h para colocá-lo sob o sol, pelo menos 2 vezes ao mês, por pelo menos 1 hora de cada lado.

E aqui aponta 2 pontos interessantes. Diferente de outros tipos de edredons ou futons, o de plumas de ganso deve ser estendido em um local bem arejado, à sombra.

Se não tiver sombra, recomenda-se estendê-lo com uma capa de tecido de algodão. Outro detalhe importante é que não se deve batê-lo como se faz com os futons de fibras sintéticas para não danificar as plumas.

Outro fator para usar a capa é quem se preocupa com os pólens, pois basta removê-la e lavar.

Capa de tecido de algodão 100% sobre o edredom de plumas de ganso (PM)

2 – Posso lavar o edredom em uma máquina de lavar doméstica ou lavanderia?

A resposta é depende. Se o edredom for fino pode lavá-lo seguindo as instruções do fabricante, na etiqueta. Pode ser que permita lavá-lo na máquina com água morna, até 40ºC, mas não naquela do tipo abre na frente, sendo somente aquela cuja tampa fica na parte superior.

Se edredom for encorpado não pode ser lavado na máquina nem na lavanderia. Mas, se o modelo for recente, verifique a etiqueta pois há modelos que podem ser lavados na lavanderia automática.

Se uma pequena parte da peça ficar suja, recomenda-se limpá-la imediatamente com um pano úmido ou lavar só essa parte à mão e secar bem, com um secador de cabelo, por exemplo. Jamais use ferro de passar.

Verifique a etiqueta do edredom de plumas pois mostra visualmente o que pode e não ser feito (PM)

3- Como guardá-lo no armário?

O edredom de plumas de ganso é macio e quentinho, mas fica volumoso na hora de guardar.

“É aconselhável evitar bolsas de compressão, pois a penugem pode não conseguir retornar à sua plenitude original. O edredom precisa permanecer respirável ​​durante o armazenamento, portanto, não o coloque em um saco plástico. Não é recomendável guardá-lo comprimido”, explicou a especialista.  

Ela recomenda dobrá-lo e embrulhar em um lençol de tecido de algodão 100%, pois é respirável. Depois sim, deve acomodar o pacote no armário, de preferência em um local alto junto, com produtos repelentes de insetos. 

Guardar em um local mais alto no closet ou no armário tem um motivo: os lugares mais baixos tendem a ter mais acúmulo de umidade.

Outro detalhe importante é não colocar nada (nenhum peso) sobre o pacote do edredom, pois assim, esmaga as plumas de ganso. Isso vai tirar a sensação da fofura do edredom.

Esses procedimentos irão garantir um edredom fofinho e quentinho no próximo inverno.

Fonte: WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!