Revisão da estimativa de danos do megaterremoto Nankai Trough

Essa revisão foi feita com base nas pesquisas e contramedidas mais recentes em relação ao temido megaterremoto que poderá acontecer a qualquer momento.

Infográfico da área do megaterremoto Nankai Trough (NASA via NHK)

É de conhecimento do povo que na ocorrência do temido megaterremoto Nankai Trough estima-se a morte de mais de 320 mil pessoas.

Publicidade

Pela necessidade de revisão das suposições de danos, foi realizada uma reunião com 17 especialistas no assunto, depois das últimas análises feitas há 10 anos, para discutir as medidas de prevenção de desastres, como lidar com o crescente número de arranha-céus em áreas urbanas e o aumento da população idosa.

O governo nacional estabeleceu as metas de mitigação de desastres em seu plano básico, como reduzir o número de fatalidades para 80% e o número de prédios completamente destruídos para cerca de metade até o final deste ano fiscal.

O professor emérito Nobuo Fukuwa, da Universidade de Nagoia, na província de Aichi, que atua como coordenador do grupo de trabalho, disse: “Nos últimos 10 anos, o cenário mudou com o envelhecimento da população, o declínio da taxa de natalidade, o envelhecimento da infraestrutura e as medidas contra o movimento do solo de longo período devido ao aumento dos arranha-céus tornaram-se necessários. A situação da sociedade mudou nos últimos 10 anos”. 

Prof. emérito Nobuo Fukuwa, coordenador do grupo de trabalho (NHK)

Além disso, em relação à meta de mitigação de desastres do governo, Fukuwa disse que considera difícil de alcançar. Por outro lado, disse que “acho que a estimativa dos danos a serem causados pelo tsunami diminuiu consideravelmente”.

Ele se propôs a explicar sobre a identificação dos problemas que poderão ser causados pelo megaterremoto, pois causará um desastre que afetará o futuro da nação.  

1 – O que é o megaterremoto Nankai Trough

As áreas em vermelho e laranja deverão ter tremor de intensidade 7 e as em verde e amarelo, acima de 5 forte (NHK)

A probabilidade de ocorrência do megaterremoto Nankai Trough, de magnitude 8 a 9, segundo a ótica do Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo, é de 70 a 80% nos próximos 30 anos.

2 – Qual é a estimativa para a intensidade do tremor e altura do tsunami

No caso de um terremoto de magnitude de classe máxima, uma ampla faixa do leste a oeste do Japão será sacudida por tremores violentos.

Estima-se tremores de intensidade 6 em pelo menos 24 províncias. Mas prevê-se tremores de intensidade sísmica 7 em uma parte de Nagoia, além das cidades de Shizuoka, Wakayama, Tokushima e Miyazaki.  

A previsão é de tsunami de 30 metros (ou mais) na área costeira. 

3 – Quais são os tipos de danos esperados?

No pior dos casos, presume-se que haverá mortes em 30 províncias de Kanto a Kyushu. Estima-se a perda de 323 mil pessoas e que 623 mil deverão ficar feridas devido aos desabamentos dos edifícios e por causa do tsunami.

Além disso, estima-se que mais de 2,38 milhões de edifícios serão completamente destruídos ou incendiados devido aos tremores, incêndios e tsunami.

O número de pessoas evacuadas deverá chegar a 9,5 milhões.

4 – Quais são as medidas para reduzir os danos?

No plano básico anunciado em 2014, o governo estabeleceu a meta de mitigação de desastres para reduzir o número de vítimas fatais em cerca de 80% e reduzir o número de prédios completamente destruídos em cerca de metade até o final deste ano.

Com base nisso, os municípios costeiros estão promovendo contramedidas contra terremotos e tsunamis e, desde abril de 2021, 435 torres de evacuação de tsunami foram desenvolvidas em municípios designados como áreas de implementação dessas medidas.   

5 – Por que a revisão agora?

Mais de 10 anos se passaram desde o anúncio dessa meta de mitigação de desastres, e isso é para confirmar as medidas de prevenção de acordo com os últimos resultados de pesquisas e condições sociais, com a finalidade de atualização e para reduzir os danos.

Uso da tecnologia digital

Imagem: NHK

A tecnologia digital deu grandes passos na última década. No campo da prevenção de desastres, existem recursos digitais, como esforços para entender a situação de desastres a partir de dados obtidos pelas redes sociais e das imagens de satélite e experimentos usando a inteligência artificial (IA) para notificar os abrigos mais próximos para evacuação. Há um movimento crescente para utilizar esses recursos.    

Temor do ‘hanware’ ou um terremoto seguido de outro

Poderá ocorrer o primeiro tremor de intensidade 7 (vermelho) e depois um de 6 em outra faixa ou vice-versa (NASA via NHK)

Com base nessa situação, o grupo de trabalho planeja considerar medidas de prevenção de desastres que incorporem as mais recentes tecnologias digitais.

Em relação ao megaterremoto Nankai Trough, desde 2019, foi iniciada a operação de novas informações de prevenção de desastres chamadas Nankai Trough Earthquake Temporary Information.

O governo fará o anúncio quando avaliar que a possibilidade de ocorrência de um grande terremoto aumentou em comparação com o normal, e supõe-se que o lado leste e o lado oeste da área epicentral de Nankai Trough mudarão com o tempo (hanware), podendo desencadear uma sequência de tremores.

Após o primeiro sismo, existe o risco de que o apoio e recuperação das zonas afetadas sofrerão um grande atraso na preparação do segundo sismo, prevendo-se que sejam ponderadas contramedidas em antecipação à emissão desta informação.

A recomendação é ter em mãos o kit de emergência para poder buscar abrigo imediatamente.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fabricante indiana de colírios ligados a mortes nos EUA violou normas de segurança

Publicado em 5 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

A FDA dos EUA conduziu uma inspeção de 11 dias na planta da Global Pharma na Índia e disse em seu relatório que observou várias violações relacionadas a esterilização e higiene.

A empresa indiana recolheu os colírios em fevereiro após uma recomendação da FDA (ilustrativa/banco de imagens)

A fabricante indiana de colírios ligada a 3 mortes e infecções graves nos EUA violou várias normas de segurança, disse a principal reguladora do país norte-americano.

Publicidade

A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA publicou um relatório na semana passada após inspecionar a planta da Global Pharma na cidade de Chennai, na Índia.

A empresa indiana recolheu os colírios em fevereiro após uma recomendação da FDA, a qual também suspendeu as importações do produto.

Os colírios, fabricados pela Global Pharma e importados pelos EUA sob duas marcas, a EzriCare Artificial Tears e a Delsam Pharma’s Artificial Tears, estavam ligados a um surto mortal de infecções resistentes a medicamentos nos EUA.

Em março, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) identificou 68 pacientes em 16 estados com uma cepa rara de Pseudomonas aeruginosa, que pode causar infecções graves, principalmente em pessoas imunocomprometidas. A cepa resistente a medicamentos nunca havia sido encontrada no país antes do surto recente.

Além das mortes, 8 pacientes sofreram perda de visão e 4 tiveram que passar por cirurgia para remover o globo ocular, divulgou a BBC em março.

Enquanto o recall do produto foi inicialmente para os colírios das marcas citadas acima, ele foi expandido depois para uma pomada para olhos comercializada como Deslam Pharma.

A FDA conduziu uma inspeção de 11 dias na planta da Global Pharma na Índia com início em 20 de fevereiro e disse em seu relatório que observou várias violações relacionadas a esterilização e higiene.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!