Uso de máscara no Japão é de 86%, apesar de regras relaxadas

Preferência disseminada pelo uso de máscara em público, diferente da norma em países no Ocidente.

Pessoas ainda continuam usando máscara no Japão, mesmo após o governo ter relaxado regras gerais sobre o item de proteção (ilustrativa/banco de imagens)

Cerca de 86% das pessoas ainda estão usando máscara em público 1 mês após as regras gerais do Japão sobre o uso do item de proteção terem sido relaxadas, de acordo com um sistema de inteligência artificial (IA) desenvolvido pela rede NTV que entrevistou pessoas na estação de Tóquio.

Publicidade

Os resultados ilustram uma preferência disseminada pelo uso de máscara em público mesmo quando autoridades não estão fazendo pressão sobre a questão, diferente da norma em países no Ocidente.

O sistema AiD AI, que analisou vídeos de pessoas andando em frente à estação na segunda-feira (10), mostrou que 85.6% estavam usando máscara, um pouco a menos do que o número de 89.7% coletado em 13 de março, quando as recomendações foram revisadas.

Pelas novas regras, a decisão é por conta da pessoa sobre o uso de máscara.

Casos de covid-19 diminuíram nas últimas semanas, com 9.940 a nível nacional reportados na terça-feira (11), comparados com cerca de 250 mil em janeiro. Entretanto, casos em Tóquio vêm aumentando gradualmente, com a capital registrando 1.490 na terça-feira.

O uso de máscara no Japão era comum mesmo antes da pandemia de covid-19, e algumas pessoas usam o item de proteção regularmente durante a temporada do kafunsho (polinose).

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Esqueceram maconha dentro do carro alugado: presos em flagrante

Publicado em 12 de abril de 2023, em Sociedade

Embora tivessem pedido para não mexer no pacote esquecido dentro do carro alugado, foi tarde porque a agência já tinha avisado a polícia.

15 pacotinhos de maconha encontrados no carro alugado (Pol. Shimane via San’in Chuo Shimbun)

Na terça-feira (11) a polícia de Izumo (Shimane) informou sobre a prisão de dois homens, ambos de 20 anos, de endereço incerto e desempregados, por posse de maconha

Publicidade

Em 8 de março uma empresa de aluguel de carros ligou para a polícia informando que foram encontrados pacotinhos no interior de um veículo devolvido, os quais pareciam ser droga. 

Nesse meio tempo, um deles telefonou para a empresa dizendo que esqueceu algo dentro do carro, embrulhado em papel alumínio e que iria buscar. Mas avisou que “não é para ver”.

Já era tarde pois os policiais foram conferir e se tratava de 15 pacotinhos de maconha. Quando os dois chegaram foram presos em flagrante.

A princípio um deles negou que eram para fins comerciais, dizendo que eram para uso pessoal. Mas, como havia uma suspeita que no dia anterior teriam vendido a maconha para um usuário no estacionamento de uma loja de conveniência em Izumo, acabaram confessando que traficavam.

Agora a polícia quer saber deles a rota de obtenção da droga.

Fontes: JNN e San’in Chuo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Nihongo - Estude em casa com o Kumon!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Empregos para estrangeiros no Japão UT Suri-emu
Empregos no Japão - HUMAN
Bell Mart - Produtos brasileiros no Japão