Caça da China fez manobra ‘agressiva’ perto de aeronave dos EUA

Um vídeo que teria sido filmado pela aeronave dos EUA mostrou o jato chinês se aproximando pela direita e passando em frente à ela, a qual sacudiu com a turbulência.

O caça chinês se aproximou pela direita e passou em frente à aeronave dos EUA, a qual sacudiu com a turbulência (Twitter/U.S.Indo-Pacific Command)

As Forças Armadas dos EUA dizem que um caça chinês executou uma manobra “desnecessariamente agressiva” perto de uma aeronave militar dos EUA sobre o Mar do Sul da China em espaço aéreo internacional.

Publicidade

O Comando do Pacífico dos EUA divulgou uma declaração na terça-feira (30) dizendo que uma aeronave de reconhecimento americana estava conduzindo operações de rotina na última sexta-feira (26) quando um caça chinês J-16 passou diretamente na frente dela, que foi forçada a voar através de uma esteira de turbulência.

Um vídeo que teria sido filmado pela aeronave dos EUA mostrou o jato chinês se aproximando pela direita e passando em frente à ela, a qual sacudiu com a turbulência.

O Comando do Pacífico dos EUA disse que todos os países na região Indo-Pacífico deveriam “usar espaço aéreo de forma segura de acordo com a lei internacional”.

A fim de prevenir atritos acidentais, o Departamento de Defesa dos EUA pediu uma reunião entre os chefes de defesa nos bastidores de um fórum anual de segurança em Singapura neste fim de semana.

Contudo, a China rejeitou o convite, enfatizando a divergência profunda entre os países.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Teoria de que Covid vazou de laboratório não deve ser descartada, diz cientista chinês

Publicado em 31 de maio de 2023, em Ásia

O virologista George Gao também diz pela primeira vez que a China investigou afirmações de que o vírus da Covid-19 veio de um laboratório.

Teste de antígeno da Covid (ilustrativa/banco de imagens)

O ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China disse que a teoria de vazamento de laboratório para as origens da covid-19 não deveria ser desconsiderada.

Publicidade

George Gao, virologista internacionalmente respeitado, também disse que uma outra divisão do governo chinês havia investigado a teoria de vazamento de laboratório, o primeiro reconhecimento do tipo de que uma investigação oficial ocorreu. “Eles não encontraram irregularidades”, disse ele.

Gao atuou como chefe do CDC até julho de 2022, colocando-o na linha de frente das investigações da China sobre as origens da Covid.

O vírus foi detectado pela primeira vez em Wuhan, uma cidade na central da China, em dezembro de 2019. Vários estudos sugeriram que a Covid mais provavelmente surgiu de um mercado úmido em Wuhan onde animais vivos eram vendidos.

Entretanto, a cidade também é lar para o Instituto de Wuhan de Virologia, uma instalação de pesquisa que estuda coronavírus. Isso levou à teoria de que o vírus vazou de um laboratório. A teoria, inicialmente descartada por especialistas de saúde pública, foi incitada por Donald Trump quando ele era presidente dos EUA. A China negou isso vigorosamente.

“Você sempre pode suspeitar de algo. É ciência. Não descarte nada”, disse Gao em entrevista para a BBC.

Gao é agora vice-presidente da Fundação Nacional de Ciência Natural da China, um órgão financiador do governo.

A investigação sobre as origens da Covid foi frustrada pela falta de cooperação do governo chinês com esforços de averiguação internacionais e a politização da questão. No Ocidente, questões sobre uma possibilidade de vazamento de laboratório foi ligada à ideia de que o vírus foi deliberadamente e maliciosamente liberado no mundo, que alimentou teorias da conspiração.

A China está combatendo uma nova onda de infecções por Covid após abandonar praticamente todos as restrições de controle da pandemia em dezembro, após 3 anos buscando uma política Covid zero.

Em maio, Zhing Nanshan, cientista sênior chinês, estimou que o pico de infecções chegaria no fim de junho, com cerca de 65 milhões de infecções por semana.

Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!