Oito terremotos de intensidade 4 ou mais no Japão em uma semana

O número de terremotos em uma semana é alto, considerando a escala deles. Veja o que fazer em caso de alerta.

Locais dos últimos terremotos no Japão (Tenki)

Que o Japão é um país sujeito a fortes terremotos é de conhecimento de toda a população, mas em uma semana foram registrados 8 com intensidade sísmica 4 ou mais.

Publicidade

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), o terremoto de magnitude 5,2 com intensidades sísmicas de até 5 forte, em Chiba, na quinta-feira (10), foi na zona de subducção da placa terrestre do país. 

Em uma semana ocorreram 98 terremotos, incluindo os de intensidade 1, sendo que a soma dos de intensidade 4 ou mais é de 8.

As províncias de Ishikawa e Chiba estão sujeitas às réplicas, por isso, todo cuidado é pouco. Em meio a esta situação, a AMJ ou o governo podem emitir alerta antecipado de terremotos de forte intensidade a qualquer momento.

Oito terremotos com intensidade 4 ou mais em uma semana (Tenki)

O que fazer na ocorrência de um terremoto 

Sem entrar em pânico quando um alerta antecipado de terremoto for anunciado, é necessário tomar medidas apropriadas.

① Em casa, no trabalho ou na escola, proteja a cabeça em um local seguro, como sob uma mesa resistente. Não saia correndo nem tente apagar o fogo. Também é importante abrir a porta e garantir uma rota de evacuação.

② Pare o elevador no andar mais próximo e desça imediatamente.

③ Cuidado com as paredes de blocos em colapso na cidade. Além disso, tenha cuidado com as placas que caem e os vidros quebrados. Se você estiver perto de um prédio robusto, refugie-se dentro dele.

④ Não se apresse em desacelerar enquanto dirige. Não freie repentinamente, diminua a velocidade lentamente. Ligue o pisca-pisca do carro para avisar os demais ao seu redor. Se sentir um forte tremor, pare no lado esquerdo da rodovia.

⑤ Tenha cuidado com a queda de rochas e deslizamentos perto das montanhas e dos penhascos.

Além disso, tenha em mãos a mochila de emergência, a qual será de grande ajuda caso precise sair de casa para um abrigo designado pela prefeitura. Confira se está atualizada. 

Fontes: Tenki e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Comprou melancia inteira? Aprenda a cortar, congelar e descongelar

Publicado em 11 de maio de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Melancias são muito frágeis e podem se danificar rapidamente se não cortadas e armazenadas adequadamente.

Melancia no verão é uma delícia!!! (banco de imagens)

As melancias podem se danificar rapidamente depois de cortadas, portanto, recomenda-se o congelamento se não conseguir comer tudo de uma vez! Armazenar de forma adequada não só prolongará a validade, como também manterá a textura e deixará a melancia mais gostosa.

Publicidade

Como congelar melancias

Resumidamente, será necessário cortar, embrulhar em filme plástico e colocar em um saco para armazenamento no congelador. É possível armazenar a fruta por aproximadamente 1 mês. Siga os passos abaixo.

1 – Retire as sementes e a casca, e corte em pedaços pequenos

Corte a melancia em pedaços pequenos. Remova as sementes usando hashis, retire a casca com uma faca e corte a melancia em pedaços pequenos. Também é possível congelar a melancia sem remover as sementes.

2 – Embrulhe em plástico filme (rappu) e coloque em um saco para ser congelado.

Embrulhe várias melancias cortadas juntas em plástico filme. É mais fácil manuseá-las se elas estiverem agrupadas em 12 pedaços iguais. Quando estiver embrulhando, deixe-as bem juntas, sem espaço entre elas, para evitar que sequem durante o congelamento. Coloque em um saco hermético, feche a boca e congele. Pode ser armazenada no freezer por aproximadamente um mês.

Como descongelar melancias

Descongele a melancia em temperatura ambiente por 10 minutos para dar a ela uma aparência de sorvete. Retire do filme plástico apenas a porção a ser consumida. Se passar de 10 minutos, a melancia ficará aguada, portanto, tome cuidado.

Como cortar melancias inteiras

1 – Corte a melancia na metade

O corte horizontal facilita a remoção das sementes no processo que se segue.

2 – Corte em pedaços menores conforme a posição das sementes

Com o lado cortado voltado para cima, corte com a faca, apontando para onde as sementes são visíveis. A maioria das sementes de melancia está em fileiras verticais, portanto, é mais fácil remover as sementes se você cortar onde as sementes são visíveis transversalmente.

3 – Retire as sementes

Remova as sementes usando uma pinça, a ponta de uma faca ou hashi.

Bônus: suco refrescante de frutas

Coloque a melancia congelada (sem caroços), kiwi e banana cortadas em pedaços bem pequenos em uma tigela e despeje água com gás fria. Enfeite com folhas de hortelã, se tiver. A doçura da melancia se dissolve na água com gás e não precisa adicionar açúcar. Refrescante e saudável!

Fonte: Nichirei Foods

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!