Chuva pesada em ampla faixa requer vigilância contra desastres

A chuva torrencial que está caindo em ampla faixa poderá causar desastres, por isso é necessário ficar atento aos alertas e se prevenir.

Foto ilustrativa de chuva pesada caindo do telhado (Pixabay)

Na sexta-feira (2) a frente de chuva sazonal está se desenvolvendo no arquipélago principal por causa das nuvens “empurradas” pelo ar muito úmido do tufão número 2, se movendo em direção a Amami (Kagoshima).

Publicidade

Há possibilidade de formação de uma zona linear de chuva, como uma faixa, por isso é necessária vigilância para inundações em larga escala e deslizamentos, especialmente nas regiões de Shikoku, Kinki e Tokai

Radar da chuva mostra situação em Tokai e Kinki: pontos em vermelho e roxo indicam 50 a 100mm/h (Tenki)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) está atualizando frequentemente seus boletins, tanto de vigilância quanto de alerta, pois a chuva localizada e forte  pode chegar a 50 milímetros por hora. 

Às 10h, havia alertas de tempestade com rajadas de vento no leste de Miyagi e parte de Fukushima. Também há diversas províncias sob alerta de riscos de inundação e deslizamento, por isso, a recomendação é ficar atento aos avisos locais.

  • Nagano: deslizamento
  • Áreas de Hida e Mino em Gifu: deslizamento
  • Shizuoka: há áreas de risco de deslizamento, de enchente e de inundação
  • Leste de Aichi: inundação
  • Toyama e Fukui: deslizamento
  • Região Kansai: deslizamento, enchente e inundação
  • Shimane: deslizamento
  • Shikoku: deslizamento, enchente e inundação 

Para acompanhar em tempo real toque aqui.

Cuide-se!

Previsão do acúmulo de chuva entre a manhã de sexta-feira à manhã de sábado (WeatherNews)

Fontes: WeatherNews, NHK e AMJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lignosat: Japão vai lançar no espaço satélite feito de madeira

Publicado em 2 de junho de 2023, em Sociedade

A habilidade da madeira em suportar condições de órbita terrestre baixa simulada surpreendeu.

Ilustrativa (banco de imagens)

Um satélite feito de madeira poderá ser lançado no espaço em 2024.

Publicidade

A alta durabilidade da madeira no espaço foi testada recentemente e confirmada pela Estação Internacional Espacial (ISS) por um grupo internacional de cientistas liderado por aqueles da Universidade de Quioto.

Seus experimentos mostraram que as amostras de madeira, que foram testada para durabilidade na ISS, sofreram deterioração mínima e mantiveram boa estabilidade.

Apesar das condições extremas no espaço, incluindo mudanças de temperatura e exposição a raios cósmico intensos e perigosas partículas solares por 10 meses, testes não encontraram mudanças nas amostras, de acordo com uma declaração recente da Universidade de Quioto.

O grupo de pesquisa internacional determinou que o satélite LignoSat, que deve ser lançado juntamente em 2024 pela NASA e a agência espacial japonesa JAXA, provavelmente usará a madeira Magnolia (Honooki).

A Magnolia, segundo pesquisadores, tem funcionalidade relativamente alta, estabilidade dimensional e força geral, tornando suas propriedades ideais para a missão.

“A habilidade da madeira em suportar condições de órbita baixa simulada (LEO) nos surpreendeu”, disse em 2021 Koji Murata, chefe da pesquisa.

A madeira também tem alguns benefícios comparados a ligas complexas usadas em veículos espaciais, visto que ela é ambientalmente correta, mais fácil de produzir e pode tem um melhor descarte no fim da vida de um satélite.

Tais satélites de madeira também podem ser desenvolvidos para queimarem completamente na reentrada na atmosfera e mesmo se pequenos fragmentos restarem, eles podem se decompor facilmente.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão