Como manter uma alimentação rica e saudável segundo a culinária do Japão?

A culinária do Japão é caracterizada pela alimentação associada à longevidade.

Imagem: iStock

O Japão é conhecido há muito tempo por ter uma população longeva. De acordo com dados do governo, as pessoas podem viver, em média, mais de 80 anos. Vale destacar que o país tem o maior número de centenários do mundo. São 48 a cada 100 mil pessoas que chegam aos 100 anos.

Publicidade

Um dos principais pontos que fazem com que os japoneses tenham uma das maiores expectativas de vida é a culinária, que também está presente no Brasil e em outros países há décadas, e cada vez mais faz parte do dia a dia das pessoas. Além de saborosa, os alimentos são muito nutritivos e saudáveis. Então, fique por dentro das próximas dicas para manter uma alimentação equilibrada usando como base essa cozinha que encanta o mundo inteiro!

Equilíbrio é tudo!

Essa frase pode ser usada para pessoas que mantêm uma dieta saudável de segunda a sexta-feira e, no fim de semana, extrapolam. Mas, entre os japoneses, não é bem assim. A grande maioria preza pelo equilíbrio nutricional de todas as refeições. A combinação é feita, na maioria das vezes, por vegetais, alimentos ricos em fibras e antioxidantes. Isso sem se esquecer de carboidratos e proteínas.

O que é bom e o que é ruim?

Desde criança, os japoneses têm instruções sobre como devem se alimentar. Talvez, a maior diferença para o ocidente seja o baixo consumo de carne vermelha, leite e derivados. Peixes e frutos-do-mar são prioridades. Também há uma inserção muito baixa de substâncias que fazem mal à saúde, como EPA e DHA, que estão ligadas diretamente a diversas doenças.

Forma de preparo

Apesar de os produtos, especificamente, terem papel fundamental, há outro ponto em que os especialistas dizem que contribuem para a longevidade. O preparo dos alimentos. Os ingredientes são frequentemente cozidos no vapor ou fervidos na água. As frituras são muito incomuns, juntamente da adição de sal e açúcar.

Hara hachi bun me

O nome pode até parecer difícil para os brasileiros, mas esta é uma cultura moderada que é adotada pelo país. Ela consiste em parar de comer quando estiver 80% satisfeito. Ou seja, os japoneses não se alimentam até não aguentarem mais. Isso evita exageros e garante a saciedade, já que estudos apontam que o cérebro demora cerca de 20 minutos para registrar esse processo.

Ou seja, a associação da alimentação à longevidade da população japonesa não está apenas no que eles consomem.

Então, para quem pretende seguir à risca dietas e conceitos, é fundamental buscar um profissional graduado na faculdade de Nutrição para estabelecer dietas/regimes adequados para cada organismo.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tipos e marcas de whey protein para hipertrofia muscular

Publicado em 10 de junho de 2023, em Nutricionista Silvia Tsutsumi

Os tipos e marcas de whey protein mais adequados para quem possui objetivo de hipertrofia muscular.

Imagem ilustrativa (PM)

O whey protein pode ser uma escolha eficaz para ajudar no ganho de hipertrofia muscular. Mas deve se atentar que a escolha mais adequada será de uma fórmula com adição de carboidratos, para que o músculo cresça mais, além de que o indivíduo tenha associado a isso a prática de uma maior ingestão hídrica, qualidade do sono e alimentação adequada.

Publicidade

Algumas das marcas mais populares de whey protein que são frequentemente utilizadas para o ganho de peso e músculos, disponíveis no Japão incluem:

– Optimum Nutrition – Essa marca é conhecida por sua qualidade e variedade de sabores, e oferece uma variedade de produtos de whey protein com diferentes teores de calorias e carboidratos para atender às necessidades de ganho de peso/músculo de diferentes indivíduos. Veja um exemplo aqui.

– Dymatize – Oferece uma variedade de produtos de whey protein, incluindo opções com adição de carboidratos e calorias para ajudar no ganho de peso/músculo. Veja um exemplo aqui.

– BSN – Essa marca oferece várias opções de whey protein com uma mistura de proteínas, carboidratos e outros nutrientes para ajudar no ganho de peso. Veja um exemplo aqui.

– MusclePharm – A fabricante oferece uma variedade de produtos de whey protein com adição de carboidratos e outros nutrientes para ajudar no ganho de peso e no desenvolvimento muscular. Veja um exemplo aqui.

Lembre-se de que a escolha da marca certa dependerá das necessidades e objetivos individuais de cada pessoa, e é sempre importante escolher produtos de qualidade e seguros.

Certifique-se de ler os rótulos dos produtos cuidadosamente e, se possível, consulte uma nutricionista capacitada para traçar a dieta associada ao whey para a otimização de resultados.

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também alimentos que ajudam a queimar gordura corporal.

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!