Encefalite japonesa: medida básica para se prevenir da infecção

Um determinado mosquito que pica e suga o sangue dos porcos infecta o ser humano. Por isso, veja como se prevenir.

Mosquito Culex tritaeniorhynchus, transmissor do vírus da encefalite japonesa (Wikipedia)

Segundo explicação do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), a encefalite japonesa é uma doença comum no Sudeste Asiático, incluindo o Japão, causando uma doença grave, cuja ocorrência é de 1 a cada 100 a mil pessoas.

Publicidade

A via de transmissão é o vírus pelo mosquito Culex tritaeniorhynchus (コガタアカイエカ), o qual pica e suga o sangue dos porcos infectados, que por consequência infecciona os seres humanos. A taxa de mortalidade é estimada em 20% a 40%.

Isso causa preocupação pois está aumentando a proporção de porcos portadores do vírus da encefalite japonesa. O governo da província de Oita pede cautela para não ser picado por mosquitos portadores do vírus, embora estejam sendo realizados testes regulares nos animais desde o início de junho.

A taxa de prevalência de anticorpos entre suínos aumentou de zero no início de junho para 10% em meados de julho e 90% em meados de agosto. Além disso, 60% dos pacientes apresentavam um valor que indicava terem sido infectados recentemente.

Os dados do NIID mostram as infecções confirmadas em julho e agosto (até 30 de agosto). Além das províncias do sul como Okinawa e as de Kyushu (Oita, Miyazaki, Kumamoto, Fukuoka e Saga), foram confirmadas em Shimane, Kagawa, Hiroshima, Hyogo, Aichi, Mie, Ishikawa, Shizuoka, Niigata, Kanagawa, Chiba, Gunma, Ibaraki, Akita e Miyagi.

Para prevenir a infecção nas áreas não urbanas, principalmente onde tem água como os arrozais, recomenda-se usar o spray repelente como medida preventiva.

Casos de encefalite japonesa em julho e agosto (reprodução do NIID)

Fontes: OBS e NIID

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Avião é forçado a retornar ao aeroporto após passageiro sofrer ‘ataque de diarreia’

Publicado em 5 de setembro de 2023, em Notícias do Mundo

O voo seguia dos EUA para a Espanha quando os pilotos decidiram abandonar a jornada por ‘perigo biológico’ causado por diarreia de passageiro.

Um avião da Delta (ilustrativa/banco de imagens)

Um avião da Delta que partiu de Atlanta, na Geórgia, nos EUA, com destino a Barcelona, na Espanha, foi forçado a retornar após um passageiro a bordo ter sofrido um ataque de diarreia que “sujou toda a aeronave”.

Publicidade

O voo DL194 já havia partido da Geórgia e estava sobrevoando o estado de Virgínia quando os pilotos decidiram abandonar a jornada.

Em uma mensagem de texto enviada ao Controle de Tráfego Aéreo, o capitão foi sucinto ao explicar o problema: “Desvio para ATL – diarreia de passageiro por toda a aeronave – perigo biológico”.

As gravações de áudio do controle de tráfego também revelam um dos pilotos confirmando a situação pelo rádio.

Assim que o avião pousou de volta em Atlanta, o foco mudou para endereçar a questão de “perigo biológico” através de uma limpeza minuciosa da aeronave.

Felizmente, para os passageiros, o voo não foi inteiramente cancelado.

A aeronave tocou o solo em Atlanta às 22h40 e eventualmente retomou sua jornada para a Espanha 5 horas depois, por volta das 3h.

O avião finalmente chegou a Barcelona às 17h10, com 8 horas de atraso.

“Nossas equipes trabalharam da forma mais rápida e segura possível para limpar completamente a aeronave e levar nossos clientes ao destino final”, disse a Delta.

“Pedimos sinceras desculpas a nossos clientes pelo atraso e inconveniência em seus planos de viagem”, publicou a companhia aérea em uma declaração.

Fonte: Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão