
Cena do tribunal pouco antes do julgamento (NHK)
Terminou o julgamento do réu de 21 anos, na sexta-feira (13), o qual respondeu pela atitude que causou transtorno em uma das lojas da rede Kura Sushi, na cidade de Nagoia (Aichi).
Segundo os autos, o réu japonês, 吉野凌雅, de Amagasaki (Hyogo), lambeu o frasco do shoyu e bebeu uma quantidade, tudo gravado em vídeo, o qual foi postado nas redes sociais, em fevereiro deste ano. E deixou o frasco no mesmo lugar. Depois que muitas pessoas assistiram ao vídeo, a repercussão foi imediata e a empresa tomou conhecimento, motivo para denunciá-lo por grave obstrução das atividades comerciais.
Na primeira sessão do julgamento, em julho deste ano, o réu japonês admitiu o que fez, de acordo com o que a acusação relatou. E disse que o fez para ganhar popularidade entre os seus amigos. No entanto, a repercussão negativa foi nacional.
O seu advogado disse que estava profundamente arrependido e se empenha no trabalho.
Embora a acusação tenha solicitado condená-lo a 3 anos de prisão, o juiz proferiu o veredicto de 5 anos de condicional, com 3 anos de prisão. Isso significa que se durante o período de 5 anos o réu não poderá cometer mais nenhum delito, caso contrário, será encarcerado por 3 anos.
Depois do julgamento, o réu disse para a imprensa que “peço desculpas, a começar pela empresa vítima e para várias pessoas. Quero trabalhar honestamente e compensar o Kura Sushi”. Demonstrou o desejo de não apelar da sentença.
Fontes: Sankei, NHK e Mainichi