Sintomas de resfriado ou de polinose podem ser de uma alergia típica do outono

Conheça os sintomas dessa alergia e veja quais são os cuidados bem simples a tomar.

Foto ilustrativa de mulher com sintoma de resfriado (PxHere)

Nesta época do ano, no outono, quando as diferenças de temperatura da manhã e da noite são elevadas em relação ao dia, as pessoas podem desenvolver sintomas parecidos com o resfriado ou polinose (kafunsho em japonês). Isso se deve à desregulação do sistema nervoso autônomo.

Publicidade

Embora não se possa descartar a polinose de outono, em geral, pode ser a alergia à diferença de temperatura, também conhecida como alergia ao frio, chamada de kandansa alergy (寒暖差アレルギー) em japonês.

Sintomas da alergia ao frio

Segundo o médico Norio Suzuki, Diretor da Clínica Suzuki de Medicina Interna e Pediatria, os sintomas são coriza e espirros. Mas algumas pessoas poderão ter dor de cabeça, tosse, coceiras na pele e até perda de apetite. Se a secreção do nariz for clara ou incolor e se não tiver febre, é quase certo que se trata da alergia à diferença de temperatura.

Explica que quando a diferença de temperatura entre a manhã e a tarde chega a 7 graus Celsius ou mais, a pessoa pode desenvolver essa alergia. O corpo estranha pois de noite a mínima é de 10ºC e a máxima durante o dia pode chegar a 20 graus Celsius ou mais. É uma diferença muito grande.

O médico explica que esses sintomas desaparecem normalmente, sem necessidade de um tratamento específico, a não ser quando o nariz entupido se prolongue. A prevenção e os cuidados são a melhor solução.

Como evitar a alergia à diferença de temperatura

Fotos de mulher usando o cachecol (PxFuel) e outra tomando banho de chuveiro, quando o ideal é de ofurô (PxHere)

Porém, faz 3 recomendações importantes para evitar o mal-estar causado pela alergia:

  1. Estilo de vida e dieta alimentar saudáveis 
  2. Aquecer a região do nariz ajuda, por isso, recomenda o uso de máscara
  3. Aquecer o pescoço. O aquecimento das grandes artérias que passam pelo pescoço promoverá o fluxo sanguíneo ao redor do rosto. Por isso recomenda usar algo que ajude a regular a temperatura corporal, como um lenço, uma echarpe ou cachecol leve para esta época. Também recomenda proteger os pulsos e os tornozelos, usando luvas e meias

Outro médico recomenda também sair com um agasalho para aquecer o corpo de manhã e à noite, na volta do trabalho ou da escola, especialmente nas regiões do pescoço, punhos e tornozelos.

O exercício físico é importante, assim como o sono regular, tomar um banho de ofurô (temperatura máxima de 40ºC) e evitar o estresse.

Fontes: JNN e Oiki Clinic

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Princesa Kako fará visita oficial ao Peru

Publicado em 20 de outubro de 2023, em Sociedade

Antes de sua visita ao Peru, a princesa Kako está cumprindo uma série de compromissos no Japão.

Princesa Kako assistindo a uma partida de tênis (NTV)

Na quinta-feira (19), a princesa Kako, segunda filha do príncipe Akishino, visitou os túmulos do Imperador Showa e da Imperatriz Kojun, antes da sua ida ao Peru a partir de 1.º do próximo mês.

Publicidade

A princesa Kako fará visita oficial ao Peru, por ocasião da comemoração dos 150 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Japão, durante os 10 primeiros dias de novembro. 

Princesa Kako em visita aos mausoléus dos ancestrais (NTV)

Antes de sua visita, a princesa visitou o Mausoléu de Musashino na cidade de Hachioji, Tóquio, onde o Imperador Showa está enterrado, e o Mausoléu de Musashino Toryo, onde está o corpo da Imperatriz Kojun.

É costume da família imperial visitar um santuário antes de uma viagem ao exterior. Nesse dia, a princesa Kako se vestiu com um vestido cinza, cor usada para esse tipo de cerimônia e fez uma oração.

No dia anterior, a princesa assistiu a uma partida de tênis, como presidente honorária da Associação Japonesa desse esporte.

Na sexta-feira (20), teve um almoço com o embaixador do Peru no Japão, como um de seus deveres oficiais e também como preparativo para sua visita ao país dele. 

Fonte: NTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!