Brasileiro preso no ano passado não é processado

O Ministério Público decidiu não processá-lo criminalmente, apesar da suspeita da polícia.

Foto ilustrativa de retirada das algemas (PM)

A sucursal de Okazaki do Ministério Público de Nagoia (Aichi) informou que recusou a suspeita sobre um brasileiro de 39 anos, dito web designer, residente em Chiryu.

Publicidade

Ele foi preso em agosto do ano passado como suspeito de fraude por ter feito compra de lentes de contato usando pontos de um cartão Rakuten, de terceiros, em uma loja na cidade de Nagoia.

Durante a investigação, o brasileiro continuou negando. Assim, o Ministério Público o isentou de ser acusado e processado, mas não informou o motivo.

Nesse caso, a investigação é dada por encerrada e a pessoa que era considerada suspeita fica livre da acusação, portanto, sem o antecedente criminal, mas permanece o registro do crime.

Fonte: Tokai TV/FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Elon Musk faz o mundo saber da ‘democracia’ brasileira

Publicado em 10 de abril de 2024, em Notícias do Mundo

Ele levantou a questão da censura no Brasil no sábado e desde então tem dado cutucadas no ministro Alexandre de Moraes. O mundo todo acompanha a censura imposta pelo ‘juiz’, como diz Musk.

Foto ilustrativa de Elon Musk (Daniel Oberhaus via Flickr)

Desde sábado (6), com o primeiro post do bilionário Elon Musk, a situação de falta de liberdade de expressão no Brasil se tornou notícia no mundo. “Porque você promove tanta censura no Brasil?”, questionou em um post de janeiro, publicado por Alexandre de Moraes.

Publicidade

Desde então, #ElonMuskBrazil e #Moraes aparecem entre os trending topics da rede social X (ex-Twitter).

O empresário Elon Musk, e também dono da X, informou que reativaria as contas bloqueadas pela justiça brasileira e acusou Alexandre de Moraes de censura e de ameaçar prender seus funcionários do escritório no Brasil. Mesmo com essa ameaça de ter que encerrar o escritório, Musk escreveu: “Mas os princípios importam mais do que o lucro”

“Se você questionar este juiz, você será chamado de defensor do fascismo, embora o que este juiz é mais conhecido seja esse regime de censura extrema que foi até uma ponte longe demais para o New York Times”, na tradução livre do que Glenn Greenwald explicou sobre o regime de censura autoritária de Alexandre De Moraes no Brasil, citando a mídia com viés mais esquerdista dos Estados Unidos.

Em outro parágrafo, escreveu: “O Sr. Moraes prendeu cinco pessoas sem julgamento por postagens nas redes sociais que, segundo ele, atacavam as instituições brasileiras. Ele não ordenou que fossem censuradas. Ele ordenou que fossem presas sem julgamento”.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu incluir Elon Musk “nas investigações das milícias digitais, tendo como base o contexto de ameaças às instituições e da suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo o 8 de janeiro. O entendimento é de duas juristas entrevistadas pela Agência Brasil”.

“Após ser atacado por Musk, Moraes incluiu o dono da plataforma X, antigo Twitter, no inquérito que investiga os supostos grupos criminosos que se articulariam na internet para promover ataques às eleições e às instituições brasileiras. No último fim de semana, ele iniciou uma cruzada contra o Judiciário brasileiro personificado no ministro Moraes”, publicou a Agência Brasil.    

Musk chama Moraes de ditador e que ‘está com Lula na coleira’

No domingo (7), Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) investigue Musk e que mandaria aplicar multa de 100 mil reais por cada conta reativada.

A reação de Musk foi responder à altura: “Como @Alexandre de Moraes se tornou o ditador do Brasil? Ele está com o Lula na coleira ”, na tradução literal. Complementou em outro post que a sua empresa publicará tudo o que foi exigido pelo ministro e como essas solicitações violam a legislação brasileira. “Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment”, opinou.

Além de outros posts, na segunda-feira (8), Musk escreveu “ apoia o povo do Brasil, independentemente da filiação política”, na tradução livre, cutucando de novo o “juiz @Alexandre”.

Assim, as ações do ministro do STF contra o X deverão continuar. Mas, a defesa pela liberdade de expressão de Musk colocou a questão da censura no Brasil em questionamento no mundo, através da imprensa internacional, inclusive no Japão. 

Caso queira ver os posts do dono da X, Elon Musk toque aqui.

Fontes: X, Tokyo Shimbun e Agência Brasil

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!