Alimentação ideal para aliviar os sintomas da TPM

Sofre de TPM? Só de melhorar a alimentação, terá mais qualidade de vida. E é fácil, veja!

Imagem ilustrativa (PM)

A TPM  (tensão pré-menstrual) afeta a maioria das mulheres e é caracterizada por alterações hormonais que podem deixá-las mais sensíveis, irritadas, sonolentas, com cólicas incapacitantes, seios doloridos, dificuldade de concentração, oscilações emocionais e até mesmo sintomas depressivos.

Publicidade

No entanto, assim como surge de repente, ela desaparece rapidamente quando o ciclo menstrual começa.

Portanto, alguns alimentos desempenham um papel crucial no equilíbrio dessas oscilações hormonais. Vamos à lista.

Triptofano: este aminoácido desempenha um grande papel na produção de serotonina, que ajuda a melhorar o humor. Você pode encontrar triptofano no leite, banana, mangostão, abacaxi e nozes.

Cálcio: este mineral é capaz de aliviar desconfortos e dores, diminuir cólicas, inchaço, desejos por doces e variações de humor. O cálcio está presente no leite e derivados, leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico e lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas), grãos, sementes, salmão, sardinha e vegetais de folhas verdes escuras (couve, brócolis, espinafre).

Vitamina B6: contribui para melhorar os sintomas da TPM, principalmente a depressão, estimulando a produção de serotonina, o hormônio do prazer. Fontes de vitamina B6 incluem banana, frango, peixes, grãos, germe de trigo, arroz integral e oleaginosas.

Magnésio: ajuda a reduzir cólicas, enxaquecas e a compulsão por doces. Pode ser encontrado em sementes de abóbora, oleaginosas, grãos, feijão, abacate, cacau e vegetais de folhas verdes escuras.

Vitamina C: tem propriedades revigorantes que combatem a fadiga. Fontes alimentares incluem frutas cítricas, tomate, goiaba e melão.

Vitamina E: ajuda a reduzir a irritabilidade e ansiedade. Pode ser encontrada em sementes, oleaginosas, milho, abacate, óleo de girassol e azeite de oliva, e gema de ovo.

Ômega-3: com propriedades antioxidantes, ajuda a combater dores e equilibra as oscilações de humor e depressão. O ômega-3 está presente em peixes de água fria, como arenque, sardinha e salmão, além de sementes de linhaça, óleo de peixe e algas.

Você deve ter notado que muitos desses alimentos incluem grãos, oleaginosas e sementes. Adicionar duas unidades de castanha-do-pará por dia, por exemplo, não só ajuda a combater a TPM, mas também fornece energia ao longo do dia. Além disso, aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes e reduzir alimentos industrializados ricos em açúcar refinado pode ajudar a reduzir os sintomas pré-menstruais.

Outras dicas úteis

Vale lembrar que diminuir a ingestão de sal e alimentos ricos em sódio (como refrigerantes e sucos industrializados) reduzirá o inchaço devido à retenção de líquidos, evitar alimentos ricos em cafeína (como café, chás escuros e refrigerantes à base de cola) ajudará a diminuir a irritabilidade e as oscilações de humor. Também se deve reduzir o consumo de álcool, pois pode desencadear dor de cabeça e fadiga, além de aumentar a perda de nutrientes devido à micção frequente. E ingerir bastante água garantirá uma melhor hidratação, circulação e a eliminação de toxinas.

É fundamental destacar que, embora essas dicas nutricionais possam ser valiosas para muitas pessoas, cada pessoa é única, e as necessidades nutricionais podem variar consideravelmente.

Portanto, a busca por um acompanhamento nutricional individualizado é de extrema importância.

Um nutricionista pode avaliar o histórico de saúde, estilo de vida e objetivos pessoais de cada pessoa, criando um plano alimentar personalizado que leve em consideração todas essas variáveis. Esse acompanhamento não apenas ajuda a enfrentar os desafios da TPM, mas também promove uma alimentação saudável e equilibrada ao longo de toda a vida, contribuindo para o bem-estar e a saúde a longo prazo.

Portanto, se você busca uma abordagem verdadeiramente eficaz e personalizada para melhorar sua saúde e qualidade de vida, não hesite em consultar um nutricionista.

Um forte abraço e até a próxima!

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também: Tipos e marcas de whey protein para intolerantes à lactose

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fórmulas infantis no Japão: marcas e tipos

Publicado em 16 de setembro de 2023, em Dicas Especiais

As fórmulas infantis são compostos especialmente preparados para nutrir de forma saudável bebês em situações que não há leite materno disponível. Veja uma lista completa dos tipos e marcas disponíveis no Japão.

Imagem ilustrativa (PM)

Há uma variedade de fórmulas infantis disponíveis no mercado japonês. A lista abaixo pode te ajudar a escolher ao apresentar os vários tipos e seus fabricantes.

Publicidade

Antes, no Japão, não era muito comum encontrar nas lojas fórmulas prontas para uso. Hoje em dia, algumas marcas já os oferecem.

A lei que dita os padrões composicionais de leite e produtos do leite faz referência apenas a leite em pó infantil em seu texto. Além disso, marcas estrangeiras de fórmula infantil não são encontradas com facilidade em lojas no Japão, visto que elas incluem componentes de leite materno que não são considerados aditivos alimentares sob a atual lei japonesa.

Fórmulas infantis em pó são tipicamente vendidas em latas grandes de cerca de 800 ou 900 gramas, mas tamanhos menores também estão disponíveis. E possível encontrar sachês de fórmula infantil, assim como o produto embalado em cubos.

Idealmente, a fórmula deve ser consumida dentro de 2 horas após a preparação. Após a abertura da lata, o conteúdo deve ser consumido dentro de 1 mês.

Os componentes encontrados na fórmula variam de fabricante para fabricante, mas todos os ingredientes incluídos são regulados pela lei japonesa.

Há seis fabricantes nacionais de fórmula infantil: Beanstalk, Icreo, Meiji, Morinaga, Wakodo e Yukijirushi Megmilk (Megmilk Snow). Vale a pena lembrar que uma consulta com um pediatra é fundamental para obter informações específicas para seus filhos.

Beanstalk Sukoyaka M1

Sendo uma fabricante que passou mais de 50 anos pesquisando o leite materno e seus componentes, a Beanstalk é usada em muitos hospitais. Ela é conhecida pela sua alta qualidade de ingredientes que são muito similares aos componentes do leite materno. Ela também é recomendada para mães que têm a intenção de suplementar as mamadas com fórmula. Toque para ver ou comprar.

Icreo Balance Milk

A Icreo, uma subsidiária da Glico, também produz comidas para bebês e crianças pequenas. O Balance Milk é conhecido por sua similaridade em sabor e cheiro do leito materno e inclui o ácido DHA do ômega 3. Quando misturada com água, essa fórmula infantil lembra a cor do colostro. Toque para ver ou comprar.

Meiji Hohoemi

A Meiji dedicou mais de 40 anos de pesquisa para replicar os componentes e estudar o leite materno de mais de 4 mil mães e pesquisar o crescimento de mais de 200 mil bebês. Um ingrediente fundamental na fórmula da Meiji é o ARA, um ácido gordo o qual acredita-se ser benéfico para o desenvolvimento cerebral, neural e dos olhos dos bebês.

A Meiji também disponibiliza uma versão em cubos de fórmula infantil. Esses cubos podem ser uma boa escolha para recém-nascidos que tendem a tomar apenas entre 20ml a 40ml de leite em uma mamada. Toque para ver ou comprar.

Morinaga Hagukumi

A Morinaga produz cerca de 40% das fórmulas infantis disponíveis no mercado japonês. Talvez a marca mais popular de fórmula infantil seja a Morinaga Hagukumi. Essa seleção da Morinaga contém lactoferrina para ajudar na aquisição de imunidade do bebê e DHA e ARA para desenvolvimento e crescimento. Toque para ver ou comprar.

Wakodo Hai-Hai

A Wakodo tem uma longa história no Japão como a primeira fabricante de fórmula infantil do Japão. Sua fórmula contém proteína, lactose, oligossacarídeo, lactoferrina, cinco nucleotídeos, DHA e um ingrediente não encontrado no leite materno, o chamado betalactoglobulina, que é derivado de uma proteína não facilmente digestível encontrada no leite de vaca.

De acordo com algumas mães, a fórmula da Wakodo não é tão solúvel como as outras marcas. A Wakodo também é considerada como uma escolha mais econômica. Toque para ver ou comprar.

Yukijirushi Pure

Junto com componentes encontrados no leite materno, a Pure também inclui 50 miligramas de lactaderina por 100 gramas de fórmula. Como a Pure não faz tantas propagandas como suas rivais, ela não tem muitos gastos e, portanto, ela se torna uma outra escolha econômica de fórmula infantil. Toque para ver ou comprar.

Escolhas para bebês com alergias e necessidades alimentares especiais

Meiji Elemental Formula

A Elemental Formula é designada para bebês com alergias ao leite de vaca e de soja, assim como aqueles que têm galactosemia. Está disponível apenas em formato de sachê. Toque para ver ou comprar.

Meiji Milfy HP

A Milfy é uma fórmula infantil digestível recomendada para bebês que são alérgicos ao leite, ovos e/ou soja. Toque para ver ou comprar.

Morinaga E-Akachan

O E-Akachan é feito com os mesmos ingredientes do Hagukumi, mas na forma de um péptido de leite facilmente digestível. Toque para ver ou comprar.

Morinaga MA-mi

A MA-mi é uma escolha bem conhecida produzida pela Meiji para bebês que tem alergia ao leite de vaca. Toque para ver ou comprar.

Morinaga NEW MA-1

O NEW MA-1 é uma versão melhorada da MA-mi e não contém lactose ou derivados de soja ou de ovos. Toque para ver ou comprar.

Morinaga NONLACT

O NONLACT não contém lactose, então é ideal para bebês que sofrem de galactosemia ou são intolerantes à lactose. Toque para ver ou comprar.

Wakodo Bonlact-i

O Bonlact-i não contém traços de produtos do leite e é feito com soja. Ele pode ser oferecido a bebês com baixo peso também. Toque para ver ou comprar.

Escolhas para crianças pequenas

Fórmulas para crianças pequenas são chamadas de leite de seguimento (follow up milk – フォローアップミルク) designadas a serem introduzidas por volta dos 9 meses como uma ponte entre a formula infanti e o leite de vaca. Elas visarão oferecer aos bebês em crescimento minerais e nutrientes que não são facilmente obtidos através de alimentação regular ao transicionar para alimentos sólidos.

Beanstalk Tsuyoiko

A Tsuyoiko se destaca de outras fórmulas de seguimento porque contém 5,4 miligramas de ferro e 40 miligramas de DHA no consumo diário recomendado de 400 mililitros. Toque para ver ou comprar.

Icreo Follow Up Milk

Esta escolha da Icreo inclui ferro, cálcio e vitamina C e D. Seu site oficial também apresenta receitas usando essa fórmula de seguimento. Toque para ver ou comprar.

Meiji Step

O Step é a fórmula de seguimento da Meiji que inclui componentes nutricionais que não são facilmente obtidos através de uma dieta regular. Como a Hohoemi, o Step também está disponível no formato de cubo. Toque para ver ou comprar.

Morinaga Chil Mil

O Chil Mil é uma fórmula de seguimento especialmente preparada com lactoferrina, DHA e ARA. Até 90% do consumo diário recomendado de consumo de ferro pode ser obtido ao tomar 400ml do Chil Mil por dia. Toque para ver ou comprar.

Yukijirushi Tatchi

O Tatchi contém a maior quantidade de lactoferrina de todas as fórmulas de seguimentos disponíveis no mercado. Ela também inclui ferro, DHA e cálcio, nucleótidos, betacaroteno, oligassacarídeo, assim como vitaminas C, D e E. Toque para ver ou comprar.

Wakodo Gun-Gun

O Gun-Gun é uma escolha bem conhecida para fórmula de seguimento que contém vitamina C, vitamina D, DHA, nucleótidos e oligossacaríedeos. Toque para ver ou comprar.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!