As primeiras cabines telefônicas com “linguagem japonesa de sinais” para os deficientes auditivos foram instaladas no Aeroporto de Haneda em 3 de dezembro, divulgou o Mainichi.
A instalação das cabines, feita pela Nippon Foundation, coincidiu com o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência das Nações Unidas.
Dê olho nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020, a fundação planeja introduzir as cabines telefônicas em outros principais aeroportos domésticos, como Narita, para os japoneses com deficiência auditiva.
As duas cabines em Haneda foram instaladas nos saguões de partida dos Terminais 1 e 2. O interior da cabine é equipado com um monitor e o usuário é conectado a um operador que pode servir como um intérprete de linguagem japonesa de sinais para conversas.
Não é necessário registro para usar a cabine e o serviço é gratuito, das 8h às 21h.
“Assistência foi solicitada no uso de telefones que são somente por som. Ao usar os telefones com assistência em linguagem de sinais, os usuários podem se comunicar sem problemas”, disse o vice-diretor da Federação Japonesa dos Surdos, Yoshihiro Hasegawa.
Fonte: Mainichi Imagem: JNN