A profunda escassez de mão de obra do Japão está levando duas grandes redes de restaurantes a buscar crescimento longe de casa.
O Zensho Holdings, o maior operador de restaurantes do país, vai acelerar as aberturas de sua rede Sukiya no exterior para 100 por ano. O âmbito inclui a China e outros mercados, sendo que o ritmo seria 10 vezes mais rápido que sua recente expansão no Japão.
O Ringer Hut, que opera uma rede de restaurantes de noodles, visa triplicar suas lojas no exterior para 50 até o ano 2020.
Os operadores de restaurantes do país estão sofrendo com uma grave escassez de trabalhadores. Em janeiro passado, a proporção de vagas disponíveis para cozinheiro por candidato era de 3.5 – a maior desde 1995, quando o governo começou a acompanhar esses números. A falta de mão de obra torna a expansão doméstica uma proposta difícil.
O Zensho já tem cerca de 1.950 restaurantes Sukiya no Japão. Sua rede no exterior totaliza 370, com presença em oito mercados incluindo a China e Tailândia.
O plano agora é limitar as aberturas nacionais. Somente 10 restaurantes Sukiya foram abertos no Japão no ano fiscal de 2017.
A Ringer Hut, que atualmente opera 16 restaurantes no exterior, está buscando se inserir em locais como Indonésia e Tailândia. A rede tem foco no champon – uma sopa de noodles da província de Nagasaki. Para aumentar as vendas nas regiões com grande concentração de muçulmanos, a empresa planeja usar caldo de frango ao invés de porco, que é proibido no Islã.
O número de restaurantes japoneses no exterior foi de 118 mil desde outubro, alta de 30% em comparação há dois anos, de acordo com o Ministério da Agricultura do Japão. Na Ásia, o total aumentou em 50% no mesmo período.
Fonte: Nikkei Imagem: Flickr, Wikimedia