Coreia do Norte fechará centro nuclear e convidará ao país especialistas dos EUA e da Coreia do Sul em breve (YouTube/Abema TV)
O líder norte-coreano Kim Jong- un disse ao presidente sul-coreano Moon Jae-in que fechará seu principal centro de testes nucleares em maio e convidará especialistas e jornalistas dos EUA e da Coreia do Sul ao país em breve, citou neste domingo (29) um porta-voz sênior de Moon.
Publicidade
Pyongyang também vai alterar seu fuso horário em meia hora para se alinhar com o de Seul, disse Yoon Young-chan aos repórteres durante uma conferência realizada no domingo.
Yoon disse que Kim fez o anúncio durante seu encontro histórico na sexta-feira (27) com Moon na zona desmilitarizada (DMZ, na sigla em inglês) entre os dois países.
Kim atravessou a linha que divide a península coreana para se encontrar com Moon, a primeira vez desde 2007 que líderes da ambas as Coreias conversaram pessoalmente.
Após um dia repleto de discussões e eventos simbólicos, ambos os líderes emitiram uma declaração pedindo pelo final da guerra coreana, se comprometendo a “concluir a desnuclearização” da península, e marcando uma “nova era de paz”.
O anúncio de domingo feito por Seul ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter sugerido que sua reunião imensamente antecipada com Kim poderia ser realizada “daqui as próximas três ou quatro semanas”.
Fonte: CNN
Imagem: Abema TV