Sem perder a potência, classificado como grande e forte, o tufão de número 25 se aproximou de Okinawa na noite de quinta-feira (4) trazendo ventanias de até 40m/s. Já se afastou de Okinawa na manhã de sexta-feira (5) e faz curso sobre o Mar da China Meridional.
Conforme previsão anterior, o olho do tufão ficará entre Japão e Coreia do Sul na manhã de sábado (6).
Depois, deverá aumentar sua velocidade e avançar sobre o Mar do Japão rumo a Hokkaido.
Durante esse percurso ampla área do arquipélago principal estará sob a influência da área de tempestade. Com isso, mais do que as chuvas, a preocupação deve ser com o vendaval.
Antes da virada do dia para sábado boa parte de Kyushu estará sob essa influência, com previsão de rajadas de vento de até 30m/s.
No sábado à tarde é a vez de Shikoku, Chugoku e parte de Kinki. No domingo as regiões de Hokuriku, Tohoku e Hokkaido devem tomar cuidado. A região Tokai poderá ter chuva, mas está livre da influência do tufão.
Veja a tabela de previsão abaixo.
Calor no feriadão
Os ventos do sul trazem ar quente, por isso o feriado prolongado será de calor durante o dia, com máximas de 28º a 30ºC, com queda durante a noite.
Mas, como há previsão de chuva nas regiões sob a área de tempestade do tufão Kong-Rey a dica é procurar usar capa.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ recomenda cuidado para quem mora na região costeira por causa do mar agitado. Outra recomendação é de guardar objetos da área externa que possam ser levados pelo vento.
Com essa nova previsão, o dia da votação dos brasileiros no Japão não será comprometido. Mas quem vai votar em região Kanto, Nagano e Toyama precisa tomar cuidado com as rajadas de vento e chuva no período da manhã.
Fontes: AMJ, FNN, ANN e NHK
Imagens: ANN e FNN