Depois do tufão de número 8 ter se aproximado das Ilhas Chichi e Ogasawara, a previsão é de rota sentido Kyushu.
A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informou que a previsão é de que tarde da noite de segunda-feira (5) até a manhã do dia seguinte, a área de tempestade cubra a região oeste do país.
Além das rajadas de vento de 25m/s (90Km/h) até 40m/s (144Km/h) há previsão de chuva forte. Apesar do Francisco ser um tufão compacto, a sua área de tempestade vai da Península de Kii (Wakayama) a Kyushu. Tanto as rajadas de vento quanto chuva pesada podem ocorrer repentinamente.
A recomendação é não subir no telhado quando começarem os ventos, de recolher o que está no quintal ou varanda durante o dia e já verificar os locais para abrigo.
Estima-se um índice pluviométrico de 250mm no sul e de 200mm no norte de Kyushu e de Shikoku, 180mm em Tokai e 150mm em Kansai, em 24h até as 6h de terça-feira. A chuva deverá continuar, mais fraca, até quarta-feira (7).
Calor infernal
Os tufões são preocupantes, mas o calor também. Grande parte do arquipélago amarga temperaturas altas, com mais de 30ºC, desde manhã. A previsão é de que nas cidades de Kyushu a temperatura possa chegar à máxima de 38ºC.
De Kyushu a Tohoku o calor não deverá dar trégua nem à noite. Por isso, recomenda-se o uso do ar-condicionado para refrescar o ambiente e tomar cuidado com a hipertermia.
Em Kanto, com tempo nublado, é preciso tomar cuidado com os raios ocasionais.
Tufão n.º 9
O tufão Lekima está se movendo de forma mais lenta, sobre o Oceano Pacífico, próximo às Filipinas. À medida que vai se desenvolvendo, absorvendo energia da alta temperatura do mar, se move em sentido norte.
A previsão é que se aproxime de Okinawa no meio da semana, com potência elevada, podendo ser classificado com forte. Por isso, requer atenção, mas poderá trazer chuva bem no começo do feriado de Obon, no dia 10.
Fontes: FNN, Tenki e Weather News