Segundo levantamento da Associação de Franquias do Japão (JFA) publicado na quarta-feira (20), o faturamento de todas as lojas de conveniência em 2020 totalizou ¥10,66 trilhões, uma queda de 4,5% em relação a 2019. Esta é a primeira vez desde 2005 que o faturamento ficou abaixo do ano anterior.
O levantamento mostra que o número de clientes diminuiu 10,4%, embora o valor gasto individualmente aumentou 6,4%. Com o isolamento social, as lojas de conveniência se tornaram uma opção de compras mais fácil para muitas pessoas em home office. A compra de alimentos congelados, bebidas alcoólicas e itens de necessidade básica elevaram o valor unitário gasto por cliente, mas não foi o suficiente para suprir a queda geral de clientela.
O número de lojas aumentou cerca de 0,6%, totalizando 55.924 estabelecimentos em todo o Japão. Esse leve aumento na quantidade de lojas elevou os gastos com recursos humanos e contratação de funcionários, que impactou gravemente na administração das franquias. A Seven Eleven reduziu a expansão das franquias para se concentrar na gestão das lojas em funcionamento.
Dezembro foi o décimo mês consecutivo com queda no rendimento, e as redes enfrentam cada vez mais os efeitos da pandemia.
Fonte: NHK