A Honda e a General Motors Cruise anunciaram que assinaram um acordo de desenvolvimento conjunto de carro autônomo nesta quarta-feira (20). As empresas não entraram em muitos detalhes sobre o acordo, mas explicaram que o carro será baseado no veículo elétrico “Bolt”, produzido pela General Motors (GM), e será testados em rodovias nacionais ainda neste ano.
O anúncio enfatizou o desenvolvimento voltado para sistema de caronas conhecido como “Ride Share” para carros autônomos. Ainda não se sabe quando será o início do sistema, mas as empresas comentam que o intuito é criar as redes de transporte também em áreas afastadas com poucos transportes públicos, além de metrópoles e grandes centros.
A Honda, GM e a Cruise visam o desenvolvimento do veículo autônomo “Cruise Origin” para a concretização do novo serviço de mobilidade autônoma. Desde 2018, as empresas firmaram acordos e financiamento coletivo para o projeto.
Este não é o primeiro anúncio de sistemas de mobilidade urbana com direção autônoma. No mês passado, a Toyota apresentou um novo conceito de transporte de pessoas e mercadorias utilizando sistema capaz de controlar múltiplos veículos simultaneamente, abrindo portas para o investimento de outras empresas de tecnologia.
Fonte: NHK