A gigante farmacêutica dos EUA, a Pfizer, anunciou que está adiando seu pedido junto à Administração de Alimentos e Medicamentos – FDA para expandir o uso de emergência da vacina contra covid-19 desenvolvida por ela e pela BioNTech para crianças de 6 meses a 4 anos.
Ao fazer o anúncio em 11 de fevereiro, a Pfizer disse que aguardará até que dados sejam disponibilizados de um ensaio clínico sendo realizado atualmente sobre a eficácia de uma terceira dose para crianças no grupo etário citado.
No início deste mês, a Pfizer iniciou um procedimento para solicitar a expansão de uso de emergência para crianças com idade abaixo de 5 anos. A FDA disse que começaria a avaliação da inoculação de duas doses para essas crianças.
Em dezembro, a Pfizer anunciou que dados preliminares mostraram que a resposta imune gerada um mês após a segunda dose em crianças de 2 a 4 anos foi inferior à resposta em adultos. A empresa continuou seu exame sobre a eficácia de uma terceira dose.
Em meio à propagação da variante ômicron, os EUA vêm registrando um aumento no número de casos onde crianças não elegíveis para vacinação desenvolveram sintomas graves após serem infectadas.
Fonte: NHK