A chuva pesada continua causando danos em diversos locais do Japão, como em Minami Echizen, Tsuruga e Echizen (Fukui), ainda sinalizadas pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), como situação de perigo, até as 16h de sexta-feira (5).
A JR teve que interromper a operação entre as estações de Tsuruga e Takefu, na cidade de Echizen, até sábado (6), por causa da inundação. As linhas de trem expresso Shirasagi e Thunderbird também foram canceladas.
Na província de Fukui foram registrados 405mm de chuva em 24 horas na cidade de Minami Echizen, 215mm em Ono e 210mm em Echizen.
Nível de alerta em outros locais
Em Nagahama (Shiga) cerca de 6 mil pessoas de 2,7 mil famílias foram evacuadas no período da manhã por causa da inundação do Rio Takatoki. Em Yogo-cho na mesma cidade, as rodovias ficaram inundadas e a água lamacenta chegou a entrar nas casas.
Algumas cidades de outras províncias ainda estão sob alerta, como em praticamente toda a província de Ishikawa, parte de Niigata e Fukushima, parte de Gifu, Takasu e Ibaraki (Osaka, parte de Hyogo, parte de Okayama e Wakayama).
Nesses locais é preciso ficar atento aos comunicados das autoridades locais e agir conforme as instruções.
Fontes: Fukui Shimbun, JMA, NHK, Mainichi e Asahi