Gelo zumbi de massivas camadas de gelo da Groenlândia eventualmente aumentará o nível do mar em pelo menos 27cm, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira (29).
O chamado de gelo zumbi ou condenado é aquele que ainda está anexado a áreas mais grossas de gelo, mas que não está mais sendo alimentado por essas geleiras maiores. Isso é porque as geleiras principais estão recebendo menos neve de reabastecimento.
Enquanto isso o gelo condenado está derretendo em decorrência da mudança climática, disse o coautor do estudo, William Colgan, um glaciologista no Instituto de Pesquisa Geológica da Dinamarca e Groenlândia.
“É gelo morto. Ele simplesmente vai derreter e desaparecer da camada de gelo”, disse Colgan.
Os inevitáveis 27cm no estudo são mais de duas vezes o aumento do nível do mar que os cientistas haviam esperado do derretimento da camada de gelo da Groenlândia.
O estudo no jornal Nature Climate Change disse que poderia chegar a 78cm. Em contraste, o relatório do Painel Intragovernamental sobre Mudança Climática do ano passado projetou uma variação de 6 a 13 centímetros para aumento provável do nível do mar da camada de gelo da Groenlândia até o ano de 2100.
O que cientistas fizeram para o estudo foi olhar o gelo em balanço. Em equilíbrio perfeito, a queda de neve nas montanhas na Groenlândia flui, repõe e engrossa os lados das geleiras, balanceando o que está derretendo nas extremidades.
Mas nas últimas poucas décadas há menos reabastecimento e mais derretimento, criando o desiquilíbrio.
Fonte: Channel News Asia