Por volta das 14h15 de terça-feira (5), uma funcionária do Kawasaki Kindergarten, um jardim de infância certificado em Shizunami, cidade de Makinohara (Shizuoka), encontrou a aluna China (Tina) Kawamoto, de 3 anos, inconsciente, dentro do ônibus escolar.
A ambulância foi imediatamente acionada, mas o hospital, para onde foi transportada, confirmou a morte da menina.
A polícia acredita que a China pode ter sofrido uma insolação depois de ter ficado dentro do veículo carro por cerca de 5 horas e abriu investigação como suspeita de negligência profissional resultando em morte.
De acordo com a polícia, esse ônibus chegou no Kawasaki Kindergarten pouco antes das 9h de segunda-feira. Passados alguns minutos das 14h, uma funcionária entrou no ônibus estacionado para prepará-lo para levar as crianças de volta, quando encontrou a menina.
O ônibus estava estacionado em um local sem teto e acredita-se que a temperatura do interior do ônibus estava elevada, pois segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a temperatura máxima na cidade de Makinohara foi de 30,5 graus Celsius.
O ônibus comporta 18 pessoas. No período da manhã, o diretor administrativo de 73 anos o dirigiu para buscar as 6 crianças, acompanhado de uma arubaito de 70. Por isso, a polícia ouviu todos os funcionários do jardim de infância para verificar como funciona o sistema de gestão e compreender como puderam ter esquecido a menina dentro do veículo.
De acordo com o governo da província, o jardim de infância de Kawasaki tinha 158 crianças matriculadas em maio.
Em julho do ano passado, um menino de 5 anos morreu por ter sido esquecido dentro do ônibus de um jardim de infância em Nakama (Fukuoka).
Fontes: SBS, Yomiuri, Mainichi e NHK