A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um alerta especial de tufão no sábado (17) para a província de Kagoshima, na região Kyushu, enquanto a área se prepara para uma tempestade poderosa e potencialmente destrutiva.
O alerta ocorreu após a AMJ ter pedido no início do dia que residentes evacuassem de partes de Kyushu, antes do tufão Nanmadol avançar em terra firme neste domingo (18).
O Nanmadol, classificado como um supertufão pelo Centro Conjunto de Alerta de Tufão da Marinha dos EUA, tem o potencial de ser a tempestade mais destrutiva a atingir o Japão em décadas.
O 14º tufão da temporada estava perto das ilhas de Minami-Daito seguindo para noroeste a 15Km/h na tarde de sábado. A velocidade dos ventos no centro da tempestade era de 198Km/h com rajadas a 270Km/h, de acordo com a AMJ.
Tempestades e chuvas “sem precedentes” podem atingir a área, disse o funcionário da AMJ, Ryuta Kurora, em uma coletiva de imprensa na TV, pedindo aos residentes que evacuassem antes que escurecesse.
O sul da região Kyushu pode receber até 500mm de chuva neste domingo, enquanto na região Tokai a precipitação poderá ser de 300mm, segundo a AMJ.
A Kyushu Railway começou a suspender operações em algumas linhas de trem no sábado antes de interrupções mais amplas no domingo. Centenas de voos no fim de semana na região sul estavam sendo cancelados, divulgou a rede NHK, causando confusão entre passageiros.
A rede de lojas de conveniência Seven-Eleven Japan fecharia temporariamente cerca de 610 estabelecimentos nas regiões Kyushu e Chugoku a partir da noite de sábado, divulgou a mídia local.
A tempestade deverá se curvar para o leste e passar por Tóquio na terça-feira (20), antes de seguir para o mar até a quarta-feira (21).
Redes de TV no Japão transmitiram imagens de forte ventania e chuva afetando a área de Okinawa com a aproximação do tufão.
Características do tufão
- Nome: Nanmadol (número 14)
- Classificação: violento
- Velocidade de movimento: 15Km/h
- Pressão atmosférica: 910hPa
Fonte: US News