A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a determinadas proteínas.
As proteínas mais comuns que provocam reações imunológicas são as do leite, ovos, amendoim, trigo, soja, frutos do mar e nozes.
A alergia alimentar pode causar sintomas leves, como erupções cutâneas e coceira, dermatites atópicas, vômito, diarreia, como até reações graves, como anafilaxia, que pode ser fatal.
Importante: no Japão, os pais da criança que tem alergia à algum produto alimentício ou alimento, deve comunicar a escola onde está matriculada para que seja substituído da merenda oferecida na hora do almoço. Isso é um dever dos pais e um direito da criança que salva sua vida!
Mudanças na alimentação
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar!
- Evite alimentos que causam alergias
Se você sabe quais alimentos causam alergia, evite-os completamente.
Leia os rótulos dos produtos alimentícios com cuidado para garantir que não tenha ingredientes que possam causar alergia.
- Adote uma dieta equilibrada
Para garantir que seu corpo esteja recebendo todos os nutrientes necessários, siga uma dieta equilibrada com uma variedade de alimentos saudáveis. Isso ajudará a fortalecer seu sistema imunológico e reduzir a probabilidade de reações alérgicas.
- Escolha alimentos frescos e orgânicos e evite os transgênicos
Os alimentos frescos são menos propensos a conter ingredientes que causam alergia. Escolha alimentos frescos sempre que possível, como frutas, legumes e carnes frescas.
Para identificar se o produto alimentício como tofu, missô, leites vegetais, farinhas e outros, no Japão, não contém ingrediente transgênico, confira no rótulo a frase 非遺伝子組み換え食品 (lê-se hi idenshi kumikae shokuhin). Significa produto alimentício com ingrediente principal não modificado geneticamente ou, resumindo, não transgênico.
- Cozinhe em casa
Quando você cozinha em casa, tem mais controle sobre os ingredientes que está usando. Isso pode ajudar a evitar os que possam causar alergia.
- Tente substitutos alimentares
Se você tem alergia alimentar, pode ser necessário procurar substitutos.
Existem muitos substitutos alimentares disponíveis no mercado hoje em dia, como leite de soja não transgênico, queijo sem lactose, pão sem glúten, farinha sem glúten, entre outros.
- Consulte um nutricionista
Um nutricionista pode ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar saudável e equilibrado que leve em consideração sua alergia alimentar.
É importante entender que a alergia alimentar não é o mesmo que a intolerância alimentar, apesar de provocar sintomas parecidos. A intolerância alimentar ocorre por falta de enzimas digestivas e explicarei melhor em outro momento.
Caso tenha interesse veja as matérias sobre obesidade infantil, e outra sobre alimentação para transtorno fúngico.
Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.
Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.