Todos os espaços para fumantes nas linhas Tokaido, Sanyo e Kyushu Shinkansen foram abolidos em 16 de março, o que significa que fumar não é mais permitido em qualquer trem-bala a nível nacional.
Fumar já havia sido proibido nas linhas Nagano (Hokuriku), Tohoku, Joetsu, Akita e Yamagata após a Lei da Promoção de Saúde, a qual exige que companhias previnam fumo passivo, entrou em vigor em 2003.
Nas linhas Tokaido e Sanyo, todos os assentos na série N700 de trens-bala são designados como não fumantes desde sua introdução em 2007, assim como em um modelo subsequente. Entretanto, espaços para fumantes foram instalados fora das áreas dos assentos.
Contudo, os espaços fechados foram abolidos em 16 de março quando companhias da Japan Railways revisaram seus cronogramas.
Alguns fumantes se queixaram sobre a remoção, dizendo que eles ajudaram a pagar o débito acumulado pela Japanese National Railways (JNA), um negócio estatal que foi privatizado em companhias da Japan Railway em 1987.
A sobretaxa especial de tabaco, um dos quatro tipos de impostos recolhidos sobre cigarros, foi criada em outubro de 1998 para reembolsar as dívidas da JNR e das operações florestais do governo.
As companhias da Japan Railway disseram que estocarão água e outros itens de emergência nos antigos espaços para fumantes.
Entretanto, áreas para fumantes continuarão disponíveis em todas as 17 estações ao longo da Tokaido Shinkansen Line, e a Central Japan Railway disse que não tem planos de fechá-las.
Fonte: Asahi