A enguia grelhada, uma iguaria popular de verão no Japão, está por trás de um incidente de intoxicação alimentar de uma loja de departamento que deixou mais de 140 pessoas doentes e causou 1 morte, disse o presidente do complexo comercial.
Shinji Kaneko da Keikyu Departament Store em Yokohama (Kanagawa) pediu desculpas aos clientes, os quais compraram marmitas (bentô) na semana passada contendo a enguia, terem apresentado vômito e diarreia.
Uma das pessoas, uma cliente na faixa dos 90 anos – morreu, disse Kaneko aos repórteres na segunda-feira (29), curvando-se profundamente e oferecendo “nossas mais sinceras condolências”.
Os produtos incluíam enguia cozida no estilo tradicional kabayaki: espetada, grelhada e regada com uma mistura doce de molho de soja e vinho de arroz (mirin).
Uma investigação por parte de funcionários da saúde detectou um tipo de bactéria chamada Staphylococcus aureus nos produtos, de acordo com a Keikyu Department Store.
O restaurante Isesada, com sede em Tóquio, que opera um stand dentro da loja de departamento da Keikyu, foi responsável por preparar e vender diretamente os produtos com enguia.
Consumida no mundo, a enguia é particularmente popular na Ásia e restos encontrados em tumbas japonesas mostram que ela é apreciada no arquipélago há milhares de anos.
Fonte: Japan Times