Aproximadamente 8 mil unidades do peixe torafugu ou peixe-balão, da mesma espécie do baiacu, mas maior e mais valorizado, foram encontrados mortos na piscicultura na cidade de Shimonoseki (Yamaguchi).
Segundo informou a prefeitura na segunda-feira (25), essa constatação foi em 21 deste mês, de morte não natural, na baía adjacente ao Mercado Minamikaze Tomari, a maior piscicultura de torafugu do Japão.
A prefeitura da cidade e outras autoridades estão realizando uma investigação detalhada dos peixes encontrados mortos dentro dos corves, recipientes usados para conter a criação debaixo d’água.
Suspeita-se que a causa foi a entrada de um grande número de sardinhas na baía, levando à falta de oxigênio no mar. Descobriu-se que ao redor dos corves não havia maré vermelha, mas sim um número gigantesco de sardinhas. Isso foi confirmado por uma pessoa relacionada à pesca.
A prefeitura também informou que este ano houve uma pesca mais intensa de sardinhas, acima do normal. O influxo delas pode ter causado a falta de oxigênio, causando mortes em massa dos peixes torafugu.
Fonte: NHK