Conforme a previsão meteorológica, de fato, os padrões de inverno da pressão atmosférica estão fortes no fim de semana e o ar frio é a causa da neve até nas planícies, especialmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão e no norte do país, no sábado (14), é a formação da Zona de Convergência de Massa Aérea Polar do Mar do Japão (JPCZ).
A área de neve está se expandindo e há risco de ser pesada, com o clima mais frio desta temporada.
A neve e as nuvens de chuva deverão cobrir a faixa do Mar do Japão, mas também uma parte do oeste do país e até as banhadas pelo Pacífico, como parcialmente nas regiões Tokai, Kansai e Kita Kanto (Tochigi e Gunma). Quem reside na província de Shiga também deve ficar atento.
Algumas localidades serão marcadas por ventos fortes e nevasca, como em Hokkaido que amanheceu com a temperatura mais baixa desta temporada.
Fim de semana com neve
A neve e a chuva atingirão o pico no oeste do Japão no sábado, especialmente na região Hokuriku, sendo que em Tohoku e Hokkaido será no domingo (15).
Em Hokuriku poderá ocorrer interrupção do tráfego em alguns trechos e risco de paralisação, pois nas áreas mais elevadas o acúmulo de neve estimado é de 70 centímetros. Além disso, mesmo que chova pouco, é preciso vigilância contra possíveis deslizamentos.
Se mora nas províncias como Fukui, Ishikawa, Nagano, Shiga, Shimane, Hiroshima e outras, e se precisar dirigir esteja prevenido com os 15 itens básicos que todo motorista deve ter em meio à neve.
Fontes: Tenki e JNN