A montadora Mitsubishi apresentou na quinta-feira (28) o kei eK Wagon renovado e o novo eK X, o qual se lê eK cross, desenvolvidos com a inovação tecnológica da direção automática nas vias expressas chamada de Mi-Pilot.
São os primeiros kei com esse sistema avançado, usando a tecnologia dos veículos de passeio da Nissan.
O novo eK Wagon possui o Safety Support Car S, com frenagem automática, sistema para prevenir confusão de pedais, alerta para evitar que saia da faixa e mudança da luz alta para baixa automaticamente.
Os dois já estão à venda pelos preços a partir de 1,296 para o eK Wagon e 1,414 milhão de ienes para o eK X. Os preços sobem de acordo com os acessórios.
SOS no kei Dayz
Pressionando um botão instalado no veículo kei Dayz, da Nissan, é feita conexão com uma central de ajuda que acionará a polícia. Essa é a novidade chamada de SOS no caso de ser perseguido por motorista de má fé, com direção provocativa.
O botão é instalado no teto e ao pressioná-lo uma pessoa do Help Net Center pergunta o que está acontecendo. O diálogo é feito através de microfone e alto-falante, parte do sistema. Assim o serviço de socorro localiza o carro através do GPS e informa a polícia.
Segundo levantamentos de uma empresa de seguros o maior número de motoristas vítimas desse tipo de direção provocativa usa kei.
Também tem um sistema de aviso automático à central assim que o airbag funcionar no caso de acidente.
O novo Dayz está à venda a partir de 1.273.320 ienes.
Fontes: divulgação