A gigantesca do segmento de tecnologia, a marca da Maçã anunciou na terça-feira (segunda-feira, dia 3, no horário local) o que já se especulava, o fim da plataforma iTunes. Deixará de existir no outono deste ano, informou no evento.
“Os consumidores amam o iTunes e tudo o que ele pode fazer. Mas se há uma coisa que ouvimos repetidas vezes é que o iTunes poderia fazer ainda mais”, explicou Craig Federighi, vice-presidente da Apple.
No seu lugar a empresa criada por Steve Jobs deve reforçar os serviços de streaming como Apple Music e Apple TV, disponíveis para iPhone, os quais serão possíveis no Mac.
O encerramento da plataforma significa o fim de uma era revolucionária. O iTunes foi lançado em 2001, por causa do iPod, outra revolução.
Os consumidores podiam comprar somente as músicas que gostam ou o álbum todo, de forma legal na loja virtual. Na época cada música custa 0,99 dólar americano e atualmente 1,29. Tem em sua loja 50 milhões de músicas, mas também filmes e programas de tevê.
Novidades
No evento Worldwide Developers Conference-WWDC a Apple anunciou outras novidades. Entre elas um sistema operacional exclusivo para o iPad.
O Apple Watch, a linha de relógios inteligentes, terá loja de apps separada.
Também anunciou um mecanismo para proteger a privacidade dos usuários. E anunciou o novo iOS 13, o macOs Catalina.
Informou também que lançará os melhores computadores para produtores de música e vídeo no outono, com o preço a partir de US$ 5.999 ou 650 mil ienes.
Fontes: NHK, Wired e Gizmodo