Vinte e uma pessoas ficaram feridas neste domingo (22) enquanto o forte tufão Tapah continuou viajando a nordeste em direção ao Mar do Japão, com a agência de meteorologia alertando contra fortes ventos, chuva pesada e ondas altas.
O tufão Tapah deve se aproximar das regiões Hokuriku e Tokai, assim como de Hokkaido, na segunda-feira (23), de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
O 17º tufão da temporada afetou o transporte público ao longo do feriado de três dias. Companhias aéreas cancelaram grande parte dos voos programados para este domingo com partidas e chegadas em Kyushu, enquanto a Kyushu Railway suspendeu alguns serviços.
Em Okinawa, 19 pessoas sofreram ferimentos leves, enquanto outras duas se machucaram na cidade de Nobeoka (Miyazaki), onde vidros de janelas de residências quebraram e carros viraram por causa da forte ventania.
Na província de Miyazaki, cerca de 6.000 casas, principalmente em Nobeoka, ficaram temporariamente sem energia elétrica.
Desde as 20h, o tufão estava se deslocando a norte-nordeste no Mar do Leste da China a cerca de 80Km da costa de Tsushima (Nagasaki), a uma velocidade de 30Km/h, informou a AMJ. Ele tinha uma pressão atmosférica de 975 hectopascais em seu centro e carregava ventos de até 162Km/h.
Até 300mm de chuva devem cair na ilha de Shikoku, até 200mm em Tokai e até 180mm no norte de Kyushu no período de 24 horas até as 18h de segunda-feira (23), disse a AMJ.
Fonte: Mainichi