O governo japonês planeja oferecer subsídios a fabricantes de máscaras a fim de ajudá-las a aumentar suas capacidades de produção, divulgou a NHK.
A medida ocorre em resposta a uma escassez de máscaras em todo o Japão devido a um aumento na demanda em meio à propagação do novo coronavírus, agora chamado de Covid-19.
Fabricantes estão operando suas instalações sem parar para atender um pedido do governo, o qual diz que mais de 100 milhões de máscaras por semana serão fornecidas, o que ultrapassa a produção média.
Contudo, oficiais do Ministério da Indústria estão preocupados que a escassez de máscaras pode continuar caso a demanda se manter alta, então eles decidiram oferecer subsídios às fabricantes para investir em mais linhas de produção.
O ministério diz que arcará com dois terços dos custos para fabricantes de porte relativamente grande e três quartos para as empresas de pequeno e médio porte, até um máximo de 270 mil dólares por linha de produção.
Os subsídios serão fornecidos às fabricantes mediante pedido do governo para aumentar a produção.
De acordo com o ministério, somente 30 por cento das máscaras colocadas à venda no Japão são feitas no país, enquanto 70 por cento são produzidas na China.
O surto de coronavírus na China está afetando a produção e logística dentro do país, assim como as exportações para o Japão.
Fonte: NHK World