Maioria não lava a ecobag com frequência: veja o perigo

Com a grande maioria dos estabelecimentos comerciais cobrando pelas sacolas plásticas a população intensifica o uso da ecobag, requerendo cuidado com a higiene.

Imagem ilustrativa de ecobag (PxHere)

Desde 1.º de julho os estabelecimentos comerciais que forneciam gratuitamente as sacolas plásticas passaram a cobrar, exceto aqueles que usam as feitas com matéria prima chamada de biomass ou de papel.

Publicidade

Redes como Yoshinoya, Matsuya, Sukiya, Saizeriya, Skylark Group, McDonald’s, KFC, Gyoza no Osho e outras informaram que não vão cobrar. Desde que tenha mais de 25% de biomass o governo disse que a cobrança não é obrigatória.

Diante disso mais do que nunca as chamadas my bag (マイバッグ) ou ecobag estão em alta. Cada pessoa deve ter a sua para não só para não ter que pagar pelas de plástico mas por causa do meio ambiente. Afinal, são milhares que vão para o mar e tartarugas e outros seres podem comê-las por engano.

A empresa Weather News entrevistou 8.008 pessoas, online, de todo país, nos dias 24 e 25 de junho, para verificar o comportamento em relação à ecobag. Quase que a maioria absoluta das mulheres (97%) respondeu que tem a sua, enquanto no geral 86% responderam que sim.

Para a pergunta “tem lavado a sua sacola?”, somente uma pequena parcela respondeu que sim. Veja abaixo.

  • 7% sim
  • 39% disseram que de vez em quando 
  • 54% responderam que não 

Perigo de não lavar a ecobag

Nos Estados Unidos onde a ecobag é colocada em prática para substituir as de plástico, o uso foi suspenso por causa da epidemia do novo coronavírus. 

Alguns especialistas indicaram que é para evitar o risco de contágio, já que a sacola pessoal acaba tendo contato com várias superfícies que podem estar contaminadas como o cesto do supermercado, o caixa e outras. 

No Japão os especialistas recomendaram que a população pode continuar usando a my bag sim. No entanto, é preciso lavá-la, pois pode se contaminar com outras coisas, como respingos dos vegetais, pescados, sorvetes e outros, e contaminar a sacola com bactérias e criar fungos, principalmente nos dias de calor. Além desse problema, ainda pode ficar com mau cheiro.

Se sua ecobag é de tecido comum ou de náilon pode lavá-la sem problemas. Mas se é de algum material que não pode ir para a máquina ou passar pela lavagem recomenda-se limpá-la com um pano úmido e depois passar álcool para desinfetá-la.

Assim, poderá usá-la com tranquilidade.  

Fontes: Weather News, FNN e Sirabee

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 30 mil demitidos e 330 mil pedidos de subsídio para trabalhadores

Publicado em 3 de julho de 2020, em Sociedade

Nos últimos 3 meses somam mais de 30 mil trabalhadores demitidos ou com contrato cancelado, pelo efeito da epidemia do novo coronavírus.

Carteira com moedas (PM)

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar informou na quinta-feira (2) o número de trabalhadores que tiveram o contrato cancelado ou demitidos até 1.º deste mês, com levantamento efetuado junto às agências da Hello Work. 

Publicidade

No total foram 31.710, desde janeiro, sendo que grande parte foi pelo efeito da epidemia do novo coronavírus, desde março. As demissões e cortes dos últimos 3 meses representam 80% do total. Em abril foram 2.654, enquanto em maio foram 12.952 e no mês passado foram 12.688.

Os setores mais afetados foram de turismo – hotéis, transportes, bares e restaurantes – seguido da indústria da transformação.

330 mil pedidos de subsídio

Os dados de 30 de junho mostram que em 30 de maio eram 4,23 milhões de pessoas sem emprego, o que continua aumentando. Há uma preocupação de que a economia japonesa fique estagnada a longo prazo, o que eleva o risco de mais demissões aumentando o número de desempregados.

Por outro lado, como medida para impedir a demissão e suspensão do emprego, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar continua incentivando as empresas a utilizar o subsídio de ajuste de emprego (雇用調整助成金, lê-se koyo chosei joseikin), para o qual foram cerca de 330 mil pedidos até quarta-feira (1.º). Desses, 210 mil foram aprovados para pagamento.  

O ministério aumentou o limite superior desse subsídio para as empresas que foram afetadas pela epidemia e continua pedindo que façam uso dele. 

Fontes: NHK e Nikkan Sports

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!