Na região San’in onde a população japonesa vem diminuindo a brasileira continua crescente, pois uma indústria de Izumo (Shimane) emprega a mão de obra verde amarela.
Nessa cidade, o nikkei brasileiro Sérgio Minoru Takinami, 67 anos, dos quais 29 passados no Japão, vive há 6 em Izumo.
Trocou as fábricas em Hyogo para instalar a Pastelaria Paizão, um restaurante que serve comida caseira e vende produtos brasileiros, mas também é um ponto de encontro dos compatriotas que muitas vezes querem conversar, desabafar e se informar de algo.
Matéria da emissora de tevê local
Takinami foi a figura central de uma matéria da TSK transmitida na quarta-feira (16), a qual mostrou o seu importante papel de ponte entre a sociedade japonesa e a comunidade brasileira.
A reportagem abriu a matéria mostrando uma degustação de pratos à base de mandioca, couve e outros alimentos, realizada na prefeitura da cidade, em 12 deste mês. Essa tuberosa poderá entrar no cardápio da merenda escolar, graças ao cultivo do Paizão.
Em 3 hectares planta mandioca, couve, beterraba, feijão e outras hortaliças queridas pelos verde amarelos. Explicou diante da câmera da reportagem a importância desses alimentos na mesa dos brasileiros.
A mandioca e o feijão de todo dia estão no cardápio do seu estabelecimento, onde quem cozinha é a esposa Maria.
faço isso pensando que levo felicidade para alguém
Lá recebem os trabalhadores conterrâneos, dos quais alguns não falam o idioma japonês e sempre tem algo para consultar com Takinami. Em 2007 eram 860 e atualmente são mais de 3,6 mil brasileiros residentes na cidade.
No seu papel de ponte, além da alimentação, ainda cuida do coração das pessoas, pois “faço isso pensando que levo felicidade para alguém”.
Para ele, “no mundo globalizado, penso que somos todos um”.
Caso queira assistir à matéria completa toque aqui.
Fonte: TSK