A Pfizer disse na terça-feira (16) que permitirá fabricantes de genéricos fornecerem seu antiviral experimental contra Covid-19 a 95 países de baixa e média renda através de um acordo de licença junto ao grupo de saúde pública internacional Medicines Patents Pool (MPP).
O acordo de licença voluntário entre a Pfizer e o MPP permitirá que o grupo apoiado pelas Nações Unidas garanta sublicenças para qualificar fabricantes de medicamentos genéricos a produzirem suas próprias versões da PF07321332.
A Pfizer comercializará as pílulas que ela fabrica sob o nome de marca Paxlovid.
A Pfizer, que também produz uma das vacinas contra Covid-19 mais amplamente usadas, disse que a pílula diminuiu a chance de hospitalização ou morte para adultos sob risco de doença severa em 89% em seu ensaio clínico.
A pílula será usada em combinação com o ritonavir, um medicamento para HIV que já é disponibilizado em forma genérica.
O acordo de licença da Pfizer segue um similar feito pela rival Merck&Co para fabricação genérica de seu tratamento contra Covid-19. “Estamos extremamente satisfeitos em ter outra arma para proteger as pessoas das devastações causadas pela Covid-19”, disse Charles Gore, diretor executivo do MPP em uma entrevista.
Ele disse que esperava ter a versão genérica do medicamento da Pfizer disponível dentro de meses.
Fonte: Channels News Asia