Pelo menos 13 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas na segunda-feira (27) quando um míssil russo atingiu um shopping movimentado na central da Ucrânia, disse um governador local.
No momento do ataque com míssil, mais de mil pessoas estavam no shopping em Kremenchuk. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky publicou um vídeo mostrando o que parecia ser um shopping sendo engolido pelas chamas.
O número de mortos deve aumentar ainda mais, com Zelensky dizendo para a rede CNN, “É impossível imaginar o número de vítimas”.
O incidente levou os líderes do G7, que estavam se reunindo a Alemanha, a condenar o que eles chamaram de “ataque abominável” no shopping, citando que uma ofensiva indiscriminada contra civis inocentes constitui um crime de guerra.
Durante a cúpula de três dias do G7 que começou no domingo (26), os países membros vêm trabalhando para pressionar Moscou a parar sua campanha militar na Ucrânia, que agora está em seu quinto mês.
Face à forte resistência da Ucrânia, as forças russas aumentaram recentemente seus ataques com mísseis por todo o país no leste europeu.
Fonte: News and Culture