Rússia falha em pagar dívida externa, mas nega calote

O Ocidente empurra a Rússia para o seu primeiro incumprimento de dívida externa desde 1917.

Prédio do Parlamento russo em Moscou (ilustrativa/banco de imagens)

A Rússia deixou de pagar sua dívida externa pela primeira vez desde a revolução de Bolshevik há mais de um século.

Publicidade

Após reportagens de que Moscou havia falhado em pagar US$100 milhões em juros em dois títulos durante um prazo de tolerância de 30 dias que expirou no domingo (26), a Casa Branca disse que o calote mostrou o poder das sanções do Ocidente impostas sobre a Rússia após ela ter invadido a Ucrânia.

A Rússia negou o default, dizendo que os pagamentos haviam sido feitos, em dólares e euros, em 27 de maio e que o dinheiro estava bloqueado na Euroclear, uma empresa belga que presta serviços financeiros especializados em liquidação e custódia de títulos escriturais.

O calote histórico havia sido amplamente antecipado após metade das reservas estrangeiras da Rússia terem sido congeladas.

A União Europeia também dificultou a vida para Moscou atender suas obrigações de dívida no início deste mês ao sancionar o Depositório Nacional de Liquidação da Rússia.

“As alegações de calote são incorretas porque o pagamento necessário foi feito em maio”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante uma coletiva de imprensa regular na segunda-feira (27).

O fato de que o dinheiro transferido para a Euroclear não foi passado para investidores “não era nosso problema”, disse ele.

“Então não há base para chamar isso de calote”, disse.

Desde 2014, a última vez que o Ocidente sancionou a Rússia pela sua anexação da Crimeia, o Kremlin havia acumulado cerca de US$640 bilhões em reservas estrangeiras. Cerca da metade desses fundos está agora congelada sob sanções do Ocidente impostas após a invasão à Ucrânia.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Indústria de autopeças construirá fábrica em Gifu e irá gerar emprego

Publicado em 28 de junho de 2022, em Economia

Uma grande indústria de autopeças, fornecedora para todas as montadoras do Japão e algumas do exterior, irá instalar uma nova planta em Gifu.

Projeto da nova fábrica (Gifu Shimbun)

A indústria Yorozu, com sede em Yokohama (Kanagawa), fabricante de sistemas de amortecedores para os veículos, fornecedora para todas as montadoras, anunciou que irá construir uma nova fábrica.

Publicidade

A cidade escolhida para isso é Wanouchi (Gifu), vizinha de Hashima e perto de Ogaki. A fábrica será 100% descarbonizada no processo de produção, com investimento de cerca de 12 bilhões de ienes.

Essa planta abrigará também a produção da subsidiária de Aichi, atualmente em Nagoia. A construção começará em novembro deste ano e deverá entrar em operação em janeiro de 2024.

“Nosso objetivo é ser uma planta modelo de fabricantes de peças japonesas com competitividade avassaladora e consideração completa pelo meio ambiente”, disse o presidente Tsutomu Hiranaka na ocasião do anúncio em 21 de junho. 

A intenção é construir a primeira planta e escritório no amplo terreno, depois ampliar em segunda e terceira etapas até 2030, triplicando a estrutura.

Segundo o presidente, além da expansão dos negócios, quer contribuir com a comunidade local no futuro. Informou que contratará mais 150 trabalhadores, totalizando 300, somando com os de Nagoia. Também pretende abrir o refeitório para o público.

Fonte: Gifu Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!