Mundo da moda perde um dos ícones, o japonês Issey Miyake

Issey Miyake deixou um legado eterno de beleza, arte e tecnologia ao mundo.

Vitrine de sua marca (Flickr) e Issey Miyake em 2016 (Wikimedia)

Soube-se na terça-feira (9) que o designer de moda japonês Issey Miyake (三宅 一生), cujo nome verdadeiro é Kazunaru Miyake, faleceu aos 84 anos, por causa de um carcinoma hepatocelular, câncer que começa nas células do hepáticas, na sexta-feira (5).

Publicidade

Miyake nasceu na província de Hiroshima em 1.938, participou de movimentos estudantis e depois de se formar pela Universidade de Arte de Tama, Tóquio, arrumou suas malas e foi para a França, onde aprendeu as técnicas da alta costura tradicional, trabalhando com grandes nomes. 

Depois, foi para os Estados Unidos onde vivenciou a cultura hippie, e quis fazer roupas tão familiares e funcionais quanto jeans e camisetas, independentemente da classe social.

Marca Issey Miyake conquista Paris

Em 1970 fundou o Miyake Design Office. No ano seguinte lançou a marca Issey Miyake e já em 1973 estreou nas passarelas de Paris

O designer japonês chamou a atenção pelas suas peças femininas inspiradas nos tradicionais kimonos, os quais ele os chamava de “um pedaço de pano”. 

O trabalho representativo Pleats Please é um design sofisticado com pregas finas em toda a superfície do tecido, o qual foi patenteado pela memorável tecnologia. Foi chamada de escultura vestível devido à beleza criada pelas pregas sobre o corpo. O tecido é leve, oferece mobilidade, é fácil de lavar e altamente funcional. Ainda continua vendendo muito.

Design e inovação 

Depois disso, Miyake buscou roupas baseadas em design e inovação, ao invés da moda passageira baseada em tendências. Em cooperação com fabricantes de têxteis nacionais e fábricas em áreas de produção, expandiu as possibilidades de roupas, como a A-POC, que é moldada integralmente a partir de um único fio por um computador, para criação de roupas usando fibras recicladas.

Seus trabalhos inovadores que quebram as noções preconcebidas de vestuário, feminino e masculino, foram altamente aclamados e foram exibidos em museus ao redor do mundo.

Convidou Obama a visitar Hiroshima; e era amigo de Steve Jobs

Em 2009, impressionado com um discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, pedindo a abolição das armas nucleares, ele contribuiu com um artigo para o New York Times. Nessa ocasião, revelou sua experiência com o bombardeio atômico, sobre o qual raramente havia falado até então, e convocou o presidente a visitar Hiroshima. 

Em 2010, foi condecorado com a estrita Ordem da Cultura no Japão e, em 2016, com o Comandante da Legion d’Honneur da França. No mesmo ano, realizou uma exposição individual de grande escala no National Art Center, Roppongi, Tóquio.

Foi Issey Miyake o designer da famosa gola alta preta usada por Steve Jobs, com quem tinha amizade. 

Admirados pelos artistas e designers do mundo, Miyake criou obras belíssimas na alta costura, na moda, se estendendo aos acessórios, malas e perfumes

Nos últimos anos, ele se absteve de atividades públicas, mas mesmo após a disseminação do novo coronavírus, ele se preocupou com as tendências de novos projetos sob a marca e enviava seus conselhos aos funcionários, trabalhando a partir de sua casa. 

Fontes: Yomiuri, Nikkan Sports e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sétimo tufão do ano não se aproxima do Japão

Publicado em 9 de agosto de 2022, em Tempo

Um ciclone tropical se transformou em tufão, o sétimo, e não atrapalha o feriado. Mas, veja que tem um ciclone que poderá ser o próximo.

Possível curso do tufão Mulan (AMJ)

Já estava previsto que um ciclone tropical se transformaria em tufão, na terça (9) ou quarta-feira (10). 

Publicidade

Às 16h27 de terça-feira a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do 7.º tufão do ano, sobre o Mar da China Meridional.

Tem pressão atmosférica central de 996hPa e velocidade máxima do vento de 25m/s. Foi batizado de Mulan, nome atribuído pela China, o que significa o nome de uma flor. 

Ao diminuir de tamanho o Mulan deverá se aproximar do Vietnã na quinta-feira (11), portanto, sem influência no Japão. Isso significa que não há risco de atrapalhar o feriado de Obon.

No dia seguinte, quando se aproximar do Laos deverá voltar a ser um ciclone tropical. 

Mas, tem um ciclone tropical que provavelmente se transformará no oitavo tufão, o Meari, nome dado pela Coreia do Norte. Esse sim, poderá fazer um curso em direção ao Japão.

Fontes: AMJ e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!