Mundo da moda perde um dos ícones, o japonês Issey Miyake

Issey Miyake deixou um legado eterno de beleza, arte e tecnologia ao mundo.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Vitrine de sua marca (Flickr) e Issey Miyake em 2016 (Wikimedia)

Soube-se na terça-feira (9) que o designer de moda japonês Issey Miyake (三宅 一生), cujo nome verdadeiro é Kazunaru Miyake, faleceu aos 84 anos, por causa de um carcinoma hepatocelular, câncer que começa nas células do hepáticas, na sexta-feira (5).

Publicidade

Miyake nasceu na província de Hiroshima em 1.938, participou de movimentos estudantis e depois de se formar pela Universidade de Arte de Tama, Tóquio, arrumou suas malas e foi para a França, onde aprendeu as técnicas da alta costura tradicional, trabalhando com grandes nomes. 

Depois, foi para os Estados Unidos onde vivenciou a cultura hippie, e quis fazer roupas tão familiares e funcionais quanto jeans e camisetas, independentemente da classe social.

Marca Issey Miyake conquista Paris

Em 1970 fundou o Miyake Design Office. No ano seguinte lançou a marca Issey Miyake e já em 1973 estreou nas passarelas de Paris

O designer japonês chamou a atenção pelas suas peças femininas inspiradas nos tradicionais kimonos, os quais ele os chamava de “um pedaço de pano”. 

O trabalho representativo Pleats Please é um design sofisticado com pregas finas em toda a superfície do tecido, o qual foi patenteado pela memorável tecnologia. Foi chamada de escultura vestível devido à beleza criada pelas pregas sobre o corpo. O tecido é leve, oferece mobilidade, é fácil de lavar e altamente funcional. Ainda continua vendendo muito.

Design e inovação 

Depois disso, Miyake buscou roupas baseadas em design e inovação, ao invés da moda passageira baseada em tendências. Em cooperação com fabricantes de têxteis nacionais e fábricas em áreas de produção, expandiu as possibilidades de roupas, como a A-POC, que é moldada integralmente a partir de um único fio por um computador, para criação de roupas usando fibras recicladas.

Seus trabalhos inovadores que quebram as noções preconcebidas de vestuário, feminino e masculino, foram altamente aclamados e foram exibidos em museus ao redor do mundo.

Convidou Obama a visitar Hiroshima; e era amigo de Steve Jobs

Em 2009, impressionado com um discurso do presidente dos EUA, Barack Obama, pedindo a abolição das armas nucleares, ele contribuiu com um artigo para o New York Times. Nessa ocasião, revelou sua experiência com o bombardeio atômico, sobre o qual raramente havia falado até então, e convocou o presidente a visitar Hiroshima. 

Em 2010, foi condecorado com a estrita Ordem da Cultura no Japão e, em 2016, com o Comandante da Legion d’Honneur da França. No mesmo ano, realizou uma exposição individual de grande escala no National Art Center, Roppongi, Tóquio.

Foi Issey Miyake o designer da famosa gola alta preta usada por Steve Jobs, com quem tinha amizade. 

Admirados pelos artistas e designers do mundo, Miyake criou obras belíssimas na alta costura, na moda, se estendendo aos acessórios, malas e perfumes

Nos últimos anos, ele se absteve de atividades públicas, mas mesmo após a disseminação do novo coronavírus, ele se preocupou com as tendências de novos projetos sob a marca e enviava seus conselhos aos funcionários, trabalhando a partir de sua casa. 

Fontes: Yomiuri, Nikkan Sports e Sankei 

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sétimo tufão do ano não se aproxima do Japão

Publicado em 9 de agosto de 2022, em Tempo

Um ciclone tropical se transformou em tufão, o sétimo, e não atrapalha o feriado. Mas, veja que tem um ciclone que poderá ser o próximo.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Possível curso do tufão Mulan (AMJ)

Já estava previsto que um ciclone tropical se transformaria em tufão, na terça (9) ou quarta-feira (10). 

Publicidade

Às 16h27 de terça-feira a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do 7.º tufão do ano, sobre o Mar da China Meridional.

Tem pressão atmosférica central de 996hPa e velocidade máxima do vento de 25m/s. Foi batizado de Mulan, nome atribuído pela China, o que significa o nome de uma flor. 

Ao diminuir de tamanho o Mulan deverá se aproximar do Vietnã na quinta-feira (11), portanto, sem influência no Japão. Isso significa que não há risco de atrapalhar o feriado de Obon.

No dia seguinte, quando se aproximar do Laos deverá voltar a ser um ciclone tropical. 

Mas, tem um ciclone tropical que provavelmente se transformará no oitavo tufão, o Meari, nome dado pela Coreia do Norte. Esse sim, poderá fazer um curso em direção ao Japão.

Fontes: AMJ e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência