Navio da Marinha Real da Tailândia naufraga e dezenas estão desaparecidos

A corveta Sukhothai naufragou com 106 a bordo e as atividades de resgate ainda continuam, pois há muitos marinheiros desaparecidos.

Navio da marinha da Tailândia no momento do naufrágio (Thai Armed Force via Twitter)

Segundo informações da Marinha Real da Tailândia, um HTMS Sukhothai, ou uma corveta (navio de guerra) da classe Ratanakosin, naufragou por volta das 23h30 de domingo (horário Bangkok) ou 1h30 de segunda-feira (19) no horário Tóquio.

Publicidade

A corveta Sukhothai patrulhava a costa do Golfo da Tailândia com 106 tripulantes a bordo. Com ventos e ondas fortes provocados pelo mau tempo, o navio da marinha inclinou e entrou água do mar nos tubos de escape, provocando avarias no sistema elétrico. 

Como a corveta perdeu a estabilidade, começou a naufragar. O socorro foi chamado e os militares enviaram helicópteros, aviões e navios para o resgate. Das 106 pessoas ainda falta resgatar 31 que estão desaparecidas. 

Até a informação da tarde de segunda-feira, 75 tripulantes foram salvos, sendo que 11 estão feridos e foram internados para tratamento.

Fontes: JNN, Yomiuri e Thai Armed Force

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cartilha sobre amamentação para as mamães estrangeiras

Publicado em 19 de dezembro de 2022, em Sociedade

A autora criou esse livreto com base nas suas pesquisas durante mais de 10 anos, para responder aos anseios das estrangeiras.

Professora e autora da cartilha, em 9 idiomas (Jomo Shimbun)

A professora Yuko Hayakawa, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Gunma Paz, criou um livreto explicativo sobre a amamentação em 9 idiomas estrangeiros, incluindo o português, vietnamita e outros, como contribuição para ajudar as mães estrangeiras residentes na província.

Publicidade

A obra foi criada a partir dos resultados de pesquisas com as mães estrangeiras no Japão, durante mais de 10 anos, os quais mostraram sua preocupação com a amamentação.

O livreto intitulado 在留外国人&日本人の母乳育児支援 (lê-se zairyu gaikokujin & nipponjin no bonyu ikuji shien), o qual pode ser traduzido livremente como Apoio à Criação dos Filhos dos Estrangeiros e Japoneses.

A brochura tem cerca de 30 páginas, com explicações que vão desde os benefícios da amamentação, como segurar o bebê corretamente e até as causas da mastite, além de ser ilustrado.  

Em suas pesquisas a professora Hayakawa constatou que 60% das mamães estrangeiras tiveram problemas com as mamas e queriam explicações em sua língua nativa. Além disso, elas também manifestaram interesse sobre outros assuntos correlatos. 

Como a autora sempre sentiu que havia uma enxurrada de informações erradas sobre a amamentação, disse: “Quero que os profissionais médicos e as parteiras, que apoiam as mulheres no parto, saibam as informações corretas”.

Ao final de cada cartilha, a autora incluiu as situações particulares da puericultura de cada país e as solicitações das parturientes ouvidas nas pesquisas, para que os apoiadores possam dar orientações com base na cultura e necessidades de cada país de origem.

Foram produzidos mil exemplares da cartilha em língua estrangeira.

Será distribuída às secretarias de saúde materno-infantil de todos os municípios por meio da província de Gunma. Os pedidos individuais também são aceitos ao custo de 200 ienes por unidade.

“Em uma sociedade transbordando de informações, criamos uma cartilha baseada em evidências para aliviar a ansiedade das mães. Esperamos que seja usada em todo o país e que muitas pessoas o comprem”, disse a professora e autora.

Para solicitar o exemplar o contato é com o Instituto Internacional de Tecnologia Médica (国際医療技術研究所), pelo telefone 028-651-0820.

Professora e autora da cartilha, em 9 idiomas, ajudará as mães estrangeiras (Jomo Shimbun)

Fonte: Jomo News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros