Fevereiro: 2 epidemias e 2 surtos que merecem atenção

As doenças causadas pelo coronavírus e o vírus da influenza já são bem conhecidas. Mas, há surtos de outras 2, às quais se deve prestar atenção.

Menino com febre (Pixabay)

O site de doenças infecciosas e de vacinação do Japão, com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) e do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), compilou as epidemias e surtos das doenças em fevereiro deste ano, por província.

Publicidade

O médico Yoshinori Yasui, especialista em doenças infecciosas do Hospital Saiseikai Nakatsu, na província de Osaka, também explicou sobre as doenças infecciosas que a população deve ficar atenta em fevereiro.

  • Coronavírus e suas variantes

Na oitava onda de infecção pelo coronavírus, os números diários estão em queda, mas é preciso continuar atento por causa das novas variantes.

As crianças contagiadas na escola acabam levando o vírus para casa. Para evitar, o ideal é atualizar a agenda da vacina e das doses de reforço, além das medidas preventivas como ventilação do ambiente, uso de máscara e lavar bem as mãos.

  • Influenza

Nas últimas duas temporadas, não houve epidemias de influenza, e os bebês têm maior probabilidade de ficar gravemente doentes se forem infectados pela primeira vez.

Demora cerca de duas semanas para que os anticorpos se desenvolvam após a vacinação e o efeito dura cerca de 5 meses, por isso é recomendável que se vacine o mais rápido possível.

O vírus da influenza afeta de bebês a idosos, por isso, é importante tomar medidas preventivas como uso da máscara e a lavagem das mãos.

Em japonês é インフルエンザ.

  • Gastroenterite causada pelo norovírus

O norovírus causa um tipo de gastroenterite infecciosa, frequentemente observada em grupos de convivência, como creches, jardins de infância e escolas. Por isso, a higienização das mãos com sabão ou sabonete, com frequência, é muito importante. 

→Leia a matéria completa tocando aqui.

Em japonês o nome da doença é 感染性胃腸炎, a qual se lê kansensei ichoen, causada pelo ノロウイルス, o que se lê norowirus.  

  • Faringite estreptocócica hemolítica de grupo A, causada pelo streptococcus  

São observados 2 picos por ano, no inverno e na primavera ao início do verão. Em fevereiro não chegou a dar surtos alarmantes, mas estão ocorrendo em menor escala em diversas províncias.

Como se espalha principalmente entre as crianças em idade escolar, elas acabam levando a bactéria para dentro de casa, por isso, os pais também são alvo.

As principais vias de infecção são por gotículas da tosse e espirro, e consequentemente, pelo contato com outras pessoas ao tocar a boca e o nariz com as mãos que contêm bactérias. 

Por isso, a lavagem das mãos frequente e a etiqueta da tosse são eficazes na prevenção de infecções.

Em japonês o nome da doença é A群溶血性レンサ球菌咽頭炎, a qual se lê A-gun yoketsu-sei rensa kyukin into-en, infecção pela bactéria streptococcus (溶連菌感染症), a qual se lê yorenkin kansen-sho.   

Leia a matéria completa tocando aqui.

Além do coronavírus, províncias com surto de outras doenças

Veja abaixo as províncias que estão com casos preocupantes de influenza e norovírus. Para evitar contágio, principalmente das crianças, explique para elas a importância da higiene e dos cuidados preventivos.

REGIÃO PROVÍNCIA SURTO
Hokkaido
Tohoku Aomori
Iwate
Miyagi
Akita
Yamagata
Fukushima
Kanto Ibaraki
Tochigi norovírus
Gunma norovírus
Saitama norovírus
Chiba norovírus
Tóquio norovírus
Kanagawa
Hokuriku Niigata
Toyama norovírus
Ishikawa norovírus
Fukui influenza
Koshin Yamanashi norovírus
Nagano norovírus
Tokai Gifu
Shizuoka
Aichi
Mie
Kinki Shiga
Quioto
Osaka influenza
Hyogo
Nara
Wakayama
Chugoku Tottori
Shimane
Okayama
Hiroshima norovírus
Yamaguchi
Shikoku Tokushima
Kagawa norovírus
Ehime norovírus
Kochi
Kyushu Fukuoka
Saga
Nagasaki
Kumamoto
Oita norovírus
Miyazaki norovírus
Kagoshima
Okinawa influenza
Fonte: Kansensho

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O pequeno príncipe: vamos ler? Resumo do livro!

Publicado em 10 de fevereiro de 2023, em Leitura Recomendada

Descubra o mundo mágico do Pequeno Príncipe e mergulhe em sua jornada pelo universo, onde encontrará verdades profundas sobre amor, amizade e a busca pelo sentido da vida.

Ilustração do O Pequeno Príncipe (Wikimedia) e capa do livro.

O Pequeno Príncipe é um conto poético escrito por Antoine de Saint-Exupéry e publicado em 1943.  A história acompanha a jornada de um piloto que cai no deserto do Saara e conhece um pequeno príncipe que veio de outro planeta. O livro é uma reflexão sobre a natureza humana, a amizade e o amor, e é considerado uma obra clássica da literatura infantil.

Publicidade

Resumo do livro O Pequeno Príncipe

O protagonista é um pequeno príncipe que se aventurou por diferentes planetas. O Príncipe visitou seis planetas diferentes antes de encontrar o aviador.

Em cada um dos planetas, o príncipe encontrou diferentes personagens e aprendeu lições significativas. O Príncipe encontrou um rei vaidoso, um homem doente por viver na companhia de números, um vendedor de medicamentos que prometia curas imediatas, um alcoólatra que ainda assim tinha um jardim lindo, um geólogo e um lampião.

O Pequeno Príncipe conta várias histórias sobre suas aventuras, as quais ele se depara com outros seres como a raposa, a flor, o avestruz, e o comerciante.

Cada personagem possui uma lição para ensinar ao pequeno príncipe sobre a vida. Ele acreditava que a vaidade é um vício que destrói relacionamentos e saberes, e que a conquista de conhecimento é mais importante do que qualquer outra coisa. O pequeno príncipe questiona cada um deles e aprende com suas histórias, descobrindo a importância de cuidar das coisas que são importantes, como a amizade e o amor.

O aviador, por exemplo, explica ao pequeno príncipe que é preciso aprender a ver com o coração, pois somente assim será possível compreender o valor real das coisas. O velho rei, por outro lado, adverte ao pequeno príncipe sobre o perigo de querer mudar o mundo para atender às suas vontades.

A raposa é o personagem que ensina ao pequeno príncipe o verdadeiro significado da amizade, que é dar ao outro as próprias raízes. A flor, por sua vez, é o símbolo da responsabilidade, pois o pequeno príncipe aprende a cuidar dela com amor e carinho.

Ao longo da história, o pequeno príncipe também fala sobre a vida adulta e como as pessoas às vezes se esquecem de apreciar as pequenas coisas da vida por causa de suas preocupações. Ele acredita que é preciso manter a capacidade de admirar e se encantar com as coisas simples da vida, independentemente da idade.

Ele também mostra que a vida é mais do que as coisas materiais e que não é preciso ser criança para ver a beleza e a maravilha do mundo.

No final da história, o pequeno príncipe volta para a sua casa, deixando para trás as lições aprendidas nos diferentes planetas. O livro ensina que, apesar de tudo, a bondade, o amor e a responsabilidade devem prevalecer em nossas vidas.

O livro é ilustrado por desenhos simples e bonitos, e a escrita é poética e envolvente. “O Pequeno Príncipe” é uma história que encanta e inspira pessoas de todas as idades, e apresenta uma visão diferente da vida e do universo. É uma reflexão sobre a busca pelo amor, a amizade e o sentido da vida, que fala sobre a importância de valorizar as coisas que não podem ser vistas com os olhos.

Se gostou deste resumo e deseja adquirir o livro, o mesmo está disponível na Amazon Japan nas versões impressa e digital, inclusive para Kindle. Toque aqui para conferir.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!