Brasileiro lança mangá que será exposto no Japão

Um brasileiro interessado pela cultura e história japonesa lança um mangá, que para sua surpresa, foi destacado em um evento cultural na província de Ishikawa.

Capa do mangá “As aventuras de Hiroshi” e o autor, Gustavo Tatsumi Koki (cedida)

O brasileiro Gustavo Tatsumi Koki (25), residente na cidade de São Paulo, lançou em 2022 um mangá, um estilo de quadrinho muito popular no Japão e mundo afora, chamado “As Aventuras de Hiroshi”.

Publicidade

Segundo Gustavo, a elaboração foi motivada por querer conhecer suas origens. Em 2017 estava cursando sobre a história do Japão na Abrademi quando palestrantes mencionaram que Ishikawa foi uma das províncias mais ricas do Japão. Ele lembrou que sua família tinha origens em Kanazawa, capital de Ishikawa e seu interesse pela província foi despertado.

Após muita pesquisa sobre a província, ele decidiu concorrer a uma bolsa de estudos pela JICA e conseguiu realizar o sonho de ir ao Japão para estudar e escrever um mangá sobre Ishikawa, além de alegrar os familiares por poder conhecer a terra dos ancestrais.

Em 2019 chegou a Ishikawa, estudou na Kanazawa University e aprendeu mais o idioma japonês e fez amizades.

Durante este período ele explorou e conheceu a fundo a região. “Tenho muita gratidão ao professor Akira Ota por me apresentar os pontos principais da província. Sempre que conseguia, visitava locais famosos, museus e atrações da província, e conhecia mais a culinária local. Foi uma das maiores experiências de minha vida pois Ishikawa transborda história e cultura, uma viagem no tempo”, completou Gustavo.

Posteriormente ele voltou ao Brasil e focou em terminar o projeto. “Foquei muito em terminar o mangá, criando os personagens, escrevendo o roteiro, diagramando fotos e imagens e fazendo revisões com o professor Akira Ota”, disse Gustavo. Após concluir ele enviou alguns exemplares para colaboradores do projeto.

A princípio este mangá foi criado com o objetivo de expandir a história e cultura japonesa e otaku, disse Gustavo. “O que eu não esperava foi o interesse posterior pela obra. Recebi um pedido de 25 exemplares para serem expostos na biblioteca de Ishikawa e até para uso no ensino de português para japoneses”, completou.

E segundo Gustavo, ele recebeu um convite para expor o mangá em um evento de Ishikawa chamado Kenmin Festa, que acontecerá em 11 de março, e com ajuda do primo que mora no Japão conseguiu enviar 25 unidades para exibição ao público.

Por enquanto o mangá está disponível na Shopee para entrega no Brasil, mas Gustavo informou que logo serão disponibilizadas em outras plataformas para alcançar um público maior.

“Sou muito agradecido a todos que me ajudaram na criação do mangá”, finalizou Gustavo.

Capa completa do mangá (cedida)

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ovo de galinha: o segundo alimento perfeito

Publicado em 11 de março de 2023, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Os ovos são uma ótima fonte de nutrientes e podem ser consumidos com segurança.

Ovo de galinha (Wikimedia)

Os ovos de galinha são o segundo alimento mais nutritivo. Eles têm sido chamados de o alimento perfeito por médicos e nutricionistas.

Publicidade

O motivo é simples. Em questão de nutrientes só perdem para o leite materno, o alimento mais completo. São ricos em vitaminas e minerais, incluindo a A, cálcio e ferro. Também são uma boa fonte de proteína, pois um único ovo oferece 6 gramas, o que equivale a quase 2 copos de leite.

A gema contém cerca de 80% da proteína do ovo e toda a sua gordura, incluindo os ácidos graxos essenciais. Na verdade, um único ovo contém apenas cerca de 70 calorias, quase todas na gema, pois a clara é praticamente isenta de gordura e não contém colesterol ou sódio, mas contém proteína, são 3 gramas. 

Os ovos também contêm carotenoides e ácidos graxos ômega 3 que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. 

13 motivos para comer ovos diariamente

Ovos cozidos em 8 a 10 minutos (PxHere)

A riqueza nutricional dos ovos de galinha são incomparáveis com outros alimentos. Veja 13 motivos para incluí-los sem falta no seu cardápio.

  1. selênio que ajuda na imunidade e função tireoidiana
  2. vitamina B12 que ajuda a manter os glóbulos vermelhos do sangue 
  3. riboflavina (B2) que ajuda a converter alimentos em energia 
  4. folato (B9) que ajuda a prevenir defeitos de nascença
  5. vitamina A que mantém a pele, o cabelo e os olhos saudáveis
  6. vitamina D que ajuda a absorver o cálcio
  7. vitamina E que protege os tecidos do corpo dos radicais livres
  8. luteína e zeaxantina que ajudam a prevenir a degeneração macular (doença ocular) relacionada à idade
  9. colina que apoia o desenvolvimento cerebral em bebês e crianças
  10. iodo que apoia a função tireoidiana
  11. fósforo que é importante na formação óssea
  12. potássio que ajuda a regular o batimento cardíaco e a pressão sanguínea
  13. zinco que impulsiona a função do sistema imune

Quantos ovos se pode comer por dia

Ovos cozidos em 4 minutos (PxHere)

Os ovos cozidos vão bem nas saladas, no café da manhã, no lugar de um lanchinho da tarde e nos acompanhamentos dos pratos.

Não há um número exato considerado ideal por dia, mas um a dois por dia seria considerado bom. Segundo a Embrapa, “um ovo por dia supre, aproximadamente, metade das necessidades diárias de proteínas de uma criança. Já para os  adultos, comer um ovo por dia atenderia a 12,5% de suas necessidades diárias de proteína”. 

Para quem é atleta ou frequentador de academia, em geral, o consumo diário de ovos é bem maior. Nesse caso, convém consultar um nutricionista ou uma nutricionista (toque aqui para abrir o link).

Além dos ovos cozidos, podem ser usados em diversas receitas  – salgadas ou doces – como maionese caseira, omeletes, quindim, pudim e outros pratos.

Na hora do preparo é conveniente ficar atento aos ingredientes que vai usar junto, como  a gordura de boa qualidade, como o óleo de coco, da banha de porco ou do azeite de oliva (se for na salada, nunca para fritura); sal integral e outros.

Por último, mas não menos importante, os ovos são extremamente versáteis. Eles podem ser usados para criar pratos doces ou salgados, e o uso de diferentes temperos e ingredientes pode dar aos ovos um sabor e textura únicos.

Dicas da Embrapa sobre os ovos

  • Evite comer o ovo cru, como aquele que vai em maioneses caseiras ou mesmo mal passado, isto é, com a gema mais mole; principalmente quando não conhece a procedência e a maneira de conservação desse ovo. Assim você previne a intoxicação por salmonela
  • Logo depois de comprar os ovos, é importante acondicioná-los em temperatura adequada, mas não é preciso lavá-los. Quando se lava o ovo, acaba tirando dele uma película protetora, o que aumenta a possibilidade de sua contaminação por microrganismos, os quais podem migrar de sua casca para o seu interior
  • Para saber se um ovo é novo ou velho, coloque-o numa vasilha com água e um pouco de sal. Se o ovo afundar, é novo. Se boiar, é velho
  • Não compre ovos trincados ou sujos
  • Compre somente a quantidade de ovos que for consumir semanalmente
  • Guarde os ovos em embalagem apropriada, e na geladeira, numa  temperatura variável de 2°C a 5°C
Fonte: Embrapa

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!