Fabricantes preparam vacina contra gripe aviária para humanos ‘no caso’ de pandemia

Risco atual de transmissão de aves para humanos continua baixo, mas fabricantes já estão preparando uma nova vacina ‘dentro de meses’.

Executivos na GSK Plc, Moderna Inc e CSL Seqirus revelaram que já estão desenvolvendo vacinas humanas contra gripe aviária (ilustrativa/banco de imagens)

Fabricantes líderes no fornecimento disseram que poderiam preparar uma nova vacina contra gripe aviária destinada a humanos dentro de meses.

Publicidade

O H5N1 2.3.4.4b, um surto atual de gripe aviária, matou números sem precedentes de aves selvagens e infectou mamíferos globalmente.

Executivos na GSK Plc, Moderna Inc e CSL Seqirus revelaram à agência Reuters que eles já estão desenvolvendo ou estão à beira de testar vacinas humanas que correspondem a essa cepa atual como medida de precaução. Igualmente, a Sanofi está “pronta” para iniciar produção se necessário.

Atualmente não há vacinação para prevenir que a gripe citada apareça em aves, embora algumas fabricantes tenham se esforçado para esse desenvolvimento.

No momento, há quase 20 vacinas licenciadas contra a cepa mais ampla H5 da gripe aviária, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Criar a primeira dose é o mais fácil”, disse Raja Rajaram, chefe de estratégia de medicina global no CSL Seqirus. “O mais difícil é produzir em grandes quantidades”.

Entretanto, qualquer nova vacina poderia potencialmente ser separada para países ricos, citaram especialistas da saúde globais.

No caso da covid-19, muitos países ricos em vacinas estenderam as doses entre suas populações antes de oferecê-las aos mais vulneráveis, apesar de planos de pandemia de muitas nações estipularem o contrário, divulga a agência Reuters.

Em fevereiro deste ano, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) concluiu que atualmente não há evidência de que a gripe aviária está sendo transmitida entre humanos e outros mamíferos com mais êxito do que em anos anteriores.

Meera Chand, diretor para influenza aviária no UKHASA, confirmou que enquanto haja uma chance aumentada de humanos entrarem em contato com o vírus devido aos altos níveis de infecção entre aves, o vírus não passa facilmente.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Inspeção do governo na Toyota Shokki

Publicado em 21 de março de 2023, em Economia

A inspeção na Toyota Shokki, em Aichi, foi por causa de fraude nos resultados dos testes.

Fachada da sede da Toyota Shokki, em Kariya, Aichi (Tokai TV)

Os funcionários do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) realizaram uma inspeção in loco na sede da Toyota Shokki, do grupo Toyota Motor, na cidade de Kariya (Aichi), na segunda-feira (20).

Publicidade

O motivo foi a questão da fraude nos resultados dos testes de desempenho dos gases de escape do motor.

Segundo a Toyota, em nota de 17 deste mês, os valores medidos em outros testes foram utilizados no lugar dos valores reais apurados no teste de resistência de 3 modelos de motores para as empilhadeiras. Nessa ocasião, a indústria informou que suspendeu a expedição das empilhadeiras no país e que fará recall dos modelos afetados.

De acordo com o MLIT, durante a inspeção de segunda-feira, foram realizadas entrevistas com as partes relevantes e a confirmação dos dados dos testes e, no futuro, também estão planejadas inspeções na planta da mesma indústria, na cidade de Hekinan (Aichi), onde o motor está sendo desenvolvido.

“Vamos trabalhar para evitar a recorrência”, comentou o porta-voz da Toyota Shokki.

Fontes: CBC TV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!