Ryuichi Sakamoto, músico japonês ganhador do Oscar, morre aos 71 anos

Ele morreu em 28 de março após uma batalha contra o câncer, disse sua equipe de gestão em uma declaração.

Ryuichi Sakamoto morreu após batalha contra um câncer (NHK)

Ryuichi Sakamoto, compositor japonês ganhador do Oscar pelas suas trilhas sonoras para “O Último Imperador”, “Feliz Natal Sr. Lawrence” e outros filmes, morreu aos 71 anos, divulgou o jornal Yomiuri no domingo (2).

Publicidade

Ele morreu em 28 de março após uma batalha contra o câncer, disse sua equipe de gestão em uma declaração, acrescentando que apenas familiares de Sakamoto participaram do funeral.

Gostaríamos de compartilhar uma das citações preferidas de Sakamoto: “Ars longa, vita brevis. A arte é longa, a vida é curta”, disse a equipe em uma declaração.

Sakamoto também era conhecido pelo seu trabalho com a banda japonesa de música eletrônica pioneira, Yellow Magic Orchestra (YMO) a qual ele cofundou.

Apresentado ao piano quando era criança, Sakamoto viveu para a música.

Ele, que descrevia o músico clássico Claude Debussy como seu herói, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Tóquio de Finas Artes e Música, com interesse particular na música tradicional da província de Okinawa, assim como tradições musicais indiana e africana.

Abraçando a música eletrônica, ele e seus colegas músicos de estúdio, Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, formaram a YMO em 1978. O uso inovador da banda de uma vasta variedade de instrumentos eletrônicos trouxe sucesso nacional e global.

Sakamoto, que era um defensor antinuclear e ativista ambiental, deu um tempo em seu trabalho em 2014 por cerca de 1 ano para tratar um câncer na garganta.

Embora curado após anos de tratamento, ele anunciou em seu site em janeiro de 2021 que havia sido diagnosticado com câncer colorretal.

Em dezembro de 2022, Sakamoto fez o que claramente significou um concerto de despedida para seus fãs, transmitido online.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Biden poderá visitar fábrica de semicondutores no Japão em maio

Publicado em 3 de abril de 2023, em Sociedade

Em uma demonstração de cooperação bilateral no campo de semicondutores, Biden será acompanhado por Fumio Kishida até a planta operada pela unidade japonesa da Micron Technology.

Área da fábrica da Micron em Hiroshima (Street View)

O presidente dos EUA, Joe Biden, poderá visitar uma fábrica de semicondutores de ponta operada pela gigante norte-americana no oeste do Japão quando ele vier para participar da cúpula do G7 em Hiroshima no mês de maio, de acordo com fontes diplomáticas.

Publicidade

Em uma demonstração de cooperação bilateral no campo de semicondutores, Biden será acompanhado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida até a planta operada pela unidade japonesa da Micron Technology, disseram as fontes.

A administração dos EUA está oferecendo subsídios significativos em sua indústria de chips doméstica, vendo-a como uma importante segurança nacional e estabelecendo uma vantagem competitiva contra a China.

Washington, que em outubro revelou controles de exportação abrangentes em certos chips avançados que poderiam ser usados por Pequim para treinar sistemas de inteligência artificial, visa construir redes de fornecimento de semicondutores flexíveis com o Japão e seus aliados.

A fábrica da Micron Memory Japan na província de Hiroshima, que começará a receber subsídios do governo japonês, começou a produção em massa de chips de memória avançada em novembro passado. O embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel, disse que isso representa um importante investimento para a segurança econômica de ambos os países

Esquemas estão sendo feitos para que Kishida, que presidiará a cúpula, se encontre bilateralmente com Biden e outros líderes do G7 nos bastidores da cúpula, de acordo com as fontes.

O G7 é formado por Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e EUA, assim como a União Europeia.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!