Estação chuvosa: 5 medidas eficazes para suas roupas

Durante a estação chuvosa e nos dias de alta umidade, armários e closet merecem atenção especial. Xô mofo, mau cheiro e traças, com as 5 medidas.

Jovem preocupada com suas roupas (ilustrativa)

As roupas dentro das gavetas, armário, guarda-roupa ou closet têm como inimiga a umidade. Veja as 5 medidas fáceis de executar, antes da estação chuvosa (tsuyu). Se não tomar as medidas adequadas, o mofo e o mau cheiro acabam aparecendo. Além de tudo, fazem mal à saúde.

Publicidade

Mesmo lavando as roupas e guardando-as cheirosas no armário há risco. O mofo pode danificar aquelas peças que você adora. E o pior, pensa que estão em ótimo estado e na hora de sair vê que não dá para usar.

5 medidas + 2 dicas

Para evitar tudo isso, veja as 5 medidas fáceis que pode tomar já.

Antes de mais nada, procure retirar tudo dos armários para fazer uma bela limpeza. Basta um pano seco e álcool para retirar a poeira. Mãos à obra!

1 – Parte inferior do closet

Como a umidade é mais pesada, tende a acumular na parte inferior do closet. Por isso, comece colocando produtos dessecantes ou desumidificantes na parte de baixo.

No Japão há uma variedade grande, os quais podem ser adquiridos em supermercados e farmácias. São chamados de joshitsuzai (除湿剤). Têm uns específicos para closet e guarda-roupas, em formato de caixa, ideais para a parte inferior. Também pode forrar papel jornal ou dessecante em folhas.

Depois de colocar algumas unidades na parte de baixo, use alguns de pendurar na barra do cabideiro. Pode também comprar os específicos para gavetas e colocá-los sobre as roupas.

Há marcas que o produto dessecante pode ser usado tanto no cabide quanto dentro dos calçados. São práticos!

2 – Caminhos para o ar

Na sequência, que tal revisar o que usa e descartar o que não usa? O armário, cômoda ou closet estão entupidos de tanta roupa?

Convém abrir um pouco de espaço criando caminhos para o ar fresco e seco dos dias de sol. Peças do vestuário feitas de lã e de outras fibras naturais como algodão e linho tendem a absorver a umidade naturalmente. Por isso, pendure no cabideiro os dessecantes para barras.

Se na parte inferior do closet tem gaveteiro, procure forrar um estrado de madeira. Há diversos tamanhos nas lojas do tipo home center e nos supermercados (すのこ, lê-se sunoko). 

Esse detalhe de abrir caminhos para a passagem de ar é super importante.

Estrados de madeira que podem ser adquiridos nos supermercados e lojas home center e ¥100 shop (divulgação)

3 – Organizar por material

Outra medida é separar e organizar as roupas por material. As de lã e caxemira ficam juntas. As de couro natural não devem ser dobradas nem amontoadas, pois criam mofo rapidamente. As de algodão, seda pura e linho devem ser penduradas no cabide e com certa folga.

Antes de colocar as peças dobradas nas gavetas, forre-as primeiro com dessecante, jornal ou estrado de madeira.

4 – Ventilação

Armários, gaveteiros e closet costumam ficar fechados. Nos dias de sol procure abrir e deixar ventilar. Faça isso sempre que puder, já que abriu caminhos para isso.

Dessecantes podem ser usados para pendurar, nos gaveteiros e sob os estrados (divulgação)

5 – Roupa que acabou de usar

A última medida é bem fácil. Supondo que usou um blazer ou uma capa e não sujou. Caso queira colocar a peça de volta no armário, sem lavar, deixe-a fora pendurada no cabide, por pelo menos 1 noite. A roupa pode ter pego umidade ou cheiro. Isso pode ser o começo do mau cheiro no closet.

Xô insetos e bem-vindo cheirinho

A primeira dica poderosa é sobre a prevenção contra os insetos. Traças, cupins e ácaros são totalmente indesejáveis. Afinal, podem danificar aquela roupa linda que acabou de adquirir. 

Depois da bela arrumação e prevenção contra mofo, chegou a vez de não permitir que esses seres minúsculos estraguem suas preciosas peças do vestuário.

Compre produtos inseticidas ou repelentes chamados de boochuzai (防虫剤) na farmácia, home center ou supermercados. Coloque-os pendurados no closet ou sobre as roupas nas gavetas.

Há produtos que não possuem cheiro de naftalina, por isso, não se preocupe.

Uma outra dica é usar produtos naturais como repelentes. Faça sachês e coloque pedaços de cedro (sugi, em japonês) ou um punhado de cravos-da-Índia ou folhas de louro. Também pode escolher a cânfora.

Diferente dos dessecantes comprados prontos, os sachês devem ser colocados nos cantinhos da gaveta e dos armários. Eles duram 3 meses, em média. E o melhor, protegem das traças e não deixam cheiro na roupa.

Por último, se gosta de sachês perfumados, que tal pendurar alguns e colocar outros nas gavetas?

As medidas são fáceis de executar, inclusive pode fazer o mesmo na sapateira. Como resultado terá closets e armários protegidos do mofo e dos insetos. Ainda por cima, cheirosos.

Produtos para combater umidade com dicas especiais, veja aqui.

Já que o assunto é o vestuário, caso ainda não tenha lido as dicas especiais para escolher os melhores amaciantes para roupas toque aqui.

Caso queira saber como escolher os sabões ideais para lavar roupas toque aqui.

Por fim, se gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos.

Fonte: Allabout 
Fotos: divulgação, Wikimedia e Flickr 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Opções de restaurantes ‘healthy food’ no Japão

Publicado em 3 de junho de 2023, em Nutricionista Silvia Tsutsumi

Um compilado de restaurantes ‘Healthy Food’ existentes no Japão para os amantes de comida saudável e nutritiva!

Imagem ilustrativa (PM)

O Japão é conhecido por sua culinária saudável, rica em alimentos frescos, leves e nutritivos.

Publicidade

Existem muitos restaurantes no Japão que oferecem opções saudáveis e deliciosas, são conhecidos por healthy food, traduzido literalmente por comida saudável.

Abaixo estão alguns exemplos listados que podem ser encontrados no Japão e que podem lhe ajudar a manter sua alimentação vegana ou saudável em foco em viagens ou em um dia corrido:

T’s Tantan (T’sたんたん): este restaurante oferece uma variedade de opções veganas e vegetarianas. Seus pratos são feitos com ingredientes naturais e saudáveis, e são saborosos e nutritivos. Eles têm uma grande variedade de macarrão e sopas, bem como pratos de arroz e saladas.

Brown Rice Café: como o nome sugere, este restaurante é especializado em pratos com arroz integral. Eles também oferecem opções veganas e vegetarianas. Seus pratos são saudáveis e deliciosos, e são feitos com ingredientes frescos e locais. O restaurante também oferece uma variedade de smoothies e sucos frescos.

Freshness Burger: este restaurante oferece hambúrgueres saudáveis e deliciosos, feitos com carne de frango orgânico e sem conservantes. Eles também têm opções vegetarianas e veganas, como hambúrgueres de soja e cogumelos. Seus hambúrgueres são servidos em pão integral e acompanhados de salada fresca.

Veganic to go: este restaurante oferece opções veganas e orgânicas. Seus pratos são feitos com ingredientes frescos e saudáveis, e são saborosos e nutritivos. Eles têm uma variedade de pratos de arroz e macarrão, bem como sanduíches e wraps veganos.

Natural Lawson: esta rede de lojas de conveniência oferece opções saudáveis e nutritivas para aqueles que estão em movimento. Eles têm uma variedade de saladas frescas, sanduíches de pão integral e sucos frescos. Eles também têm opções veganas e vegetarianas.

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também estas dicas para encontrar produtos saudáveis no Japão.

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!