Vulcão mais ativo nas Filipinas lança fontes de lava; milhares de pessoas são evacuadas

Milhares de pessoas em alerta máximo para a possibilidade de uma explosão violenta.

Imagem do vulcão Mayon em ativivdade no ano de 2009 (ilustrativa/Wikimedia Commons-Top1963)

O vulcão mais ativo das Filipinas começou a lançar fontes de lava em uma erupção compassiva, colocando milhares de pessoas em alerta máximo para a possibilidade de uma explosão violenta que as forçaria a evacuar repentinamente de suas casas, disseram autoridades nesta segunda-feira (12).

Publicidade

Mais de 12 mil pessoas deixaram suas casas até agora em evacuações obrigatórias de grande parte das comunidades agrícolas pobres dentro de um raio de 6Km da cratera do vulcão Mayon na província de Albay, no nordeste do país. Essas evacuações começaram após o vulcão ter começado a mostrar sinais de inquietação renovada na semana passada.

Autoridades advertiram que mais milhares de pessoas continuam dentro da zona de perigo permanente abaixo do Mayon, que é declarada há muito tempo fora dos limites.

Com o vulcão começando a expelir lava na noite de domingo (11), a zona de alto risco em torno do Mayon poderá ser expandida caso a erupção se tornar violenta, disse Teresito Bacolcol, diretor do Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia. Balcoocol disse que se isso acontecer, as pessoas que vivem em qualquer zona de perigo expandida devem se preparar para evacuar para abrigos de emergência.

Em 1814, uma erupção do Mayon deixou vilarejos inteiros soterrados e causou a morte de aproximadamente mil pessoas. Entretanto, a maioria das pessoas aceita a fúria esporádica do vulcão como parte de suas vidas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Árvore sul-americana florida prenuncia o verão em Shizuoka

Publicado em 12 de junho de 2023, em Tome Nota, Turismo em Shizuoka

Ainda dá tempo de apreciar as lindas flores de jacarandá em uma cidade praiana de Shizuoka.

Flores de jacarandá encantam os visitantes (Tokyo Shimbun e Pref. Atami)

A árvore jacarandá está no ápice de sua floração, prenunciando a chegada do verão, na cidade praiana de Atami (Shizuoka).

Publicidade

É uma espécie nativa da América do Sul, sendo também ornamental pois oferece flores em formato de trombeta, em cachos. Essa árvore tropical foi amplamente extraída do Brasil para ser levada aos países da Europa.

Em 1990 Atami recebeu de presente duas árvores, enviadas pela cidade com laço de irmandade, Cascais, Portugal. Atualmente são mais de 100 pés enfileirados em uma passarela da praia Sun Beach, os quais atraem os olhares dos turistas e residentes.  

De acordo com a associação de turismo da cidade, se pode aproveitar até a segunda quinzena deste mês, com iluminação especial até 18.  “Queremos que apreciem essas flores únicas nesta época, inclusive tirando fotografias”, disse o porta-voz da associação.

A planta jacarandá cresce como árvore e dá flores em cachos, em tons de lilás ao roxo. É comum vê-la no Brasil e em outros países sul-americanos e o nome significa “perfumada” na língua tupi-guarani.

O nome do local em japonês é ジャカランダ遊歩道 (lê-se jacarandá yuhodo) e para chegar lá toque aqui.

Calçadão ladeado de jacarandás floridos (Pref. Atami)

Fontes: Tokyo Shimbun e Pref. Atami

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!