O número de policiais no Japão que foi disciplinado por dirigir sob efeito de álcool nos primeiros 6 meses deste ano aumentou em 2,4 vezes em comparação ao ano anterior, para 12, mostraram dados recentes das autoridades.
O aumento no ato de beber socialmente após o abrandamento das restrições da covid-19 provavelmente foi um fator por trás do crescimento.
Segundo os dados, o número, que representa um aumento acentuado dos 5 do ano passado, estava incluído no total de 117 policiais e outros funcionários que enfrentaram ação disciplinar como suspensão ou demissão. Isso marca um leve aumento dos 116 casos registrados durante o período de janeiro a junho de 2022.
Incidentes envolvendo má conduta sexual, incluindo casos de assédio e voyerismo, foram as causas mais comuns para ação disciplinar, com o número de policiais disciplinados em tais casos continuando inalterado do mesmo período durante o ano anterior, a 46.
O número de policiais disciplinados por roubo e fraude aumentou de 22 para 25, seguido por aqueles envolvidos em acidentes de trânsito e violações, incluindo casos de dirigir embriagado, alta de 12 para 21.
Enquanto isso, o número de policiais que foi preso caiu em 3, para 26, mostraram os dados.
Dentre os 117 policiais que estavam enfrentando ação disciplinar, 18 foram demitidos do trabalho, 25 foram suspensos e 58 tiveram redução salarial, enquanto 16 foram repreendidos.
Do total, 21 enfrentaram punição por má conduta relacionada ao trabalho, enquanto os restantes 96 foram disciplinados pelo comportamento em suas vidas pessoais.
Por região, as províncias de Tóquio e Chiba contaram pelo maior número de policiais que enfrentaram medidas disciplinares, com 12 cada, seguidas por Osaka com 8 oficiais da polícia.
Fonte: Japan Today