Crianças e adolescentes estrangeiros sem visto poderão ser salvos da deportação

O governo japonês considera permitir que eles possam continuar residindo no país.

Foto meramente ilustrativa de adolescente triste (RawPixel)

O Ministro da Justiça (MOJ), Ken Saito, informou na sexta-feira (4) a política de permissão de residência para as crianças e adolescentes estrangeiros, com idade até 18 anos, que nasceram no Japão e não têm status de residência, sujeitos à deportação.

Publicidade

Mas, isso será sob certas condições a serem atendidas, para o visto especial chamado zairyu tokubetsu ninka (在留特別許可) ou simplesmente zaitoku (在特). 

Espera-se que mais de 140 pessoas sejam elegíveis, com perspectiva de se estender também às suas famílias.  

Este ano foi revisada a Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados e esse foi um tema destacado, com pedido de medidas para resolvê-lo.  

De acordo com a Agência dos Serviços de Imigração do Japão, até o final do ano passado, havia 4.233 estrangeiros que se recusaram a retornar aos seus países de origem mesmo após terem recebido ordem de deportação.

Dentre eles há 201 estrangeiros nascidos no Japão e menores de idade. Muitas das crianças só falam japonês por terem frequentado escola japonesa e havia pedidos de consideração humanitária.

São crianças e adolescentes sem carteira de seguro saúde e não podem sequer receber atendimento médico adequado.

Em Nagano há filhos de um brasileiro que faleceu que estão nessa situação de não terem visto. Há também o caso de uma peruana na mesma condição, sem visto.

Fontes: Sankei e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Urso na China acena em novas imagens; especialistas dizem que não são humanos disfarçados

Publicado em 4 de agosto de 2023, em Ásia

Novas imagens dos eu ficaram conhecidos como ‘ursos humanos’ deixam especialistas e visitantes do zoológicos divididos.

Especialistas afirmam que o urso não é um humano disfarçado (YouTube/New York Post)

Novas imagens surgiram de um urso-do-sol acenando em um zoológico na China, em meio a afirmações de que o animal é na verdade um humano disfarçado.

Publicidade

A especulação começou quando um vídeo inicial do Zoológico de Hangzhou, no leste da China, exibiu o urso de pé apoiado em suas patas traseiras e olhando para os visitantes.

O zoológico emitiu uma declaração a partir da perspectiva da ursa Angela negando que ela era uma humana com fantasia após as interações terem viralizado.

Agora, um novo vídeo abordou ainda mais na questão sobre a maneira aparentemente incomum que o urso se engaja com os humanos.

Nas imagens, Angela é vista de pé e acenando para dezenas de visitantes que vieram vê-la após ter viralizado.

Alguns usuários da mídia social foram motivados a apontar a aparência do que parecia ser a pele “ensacada” em torno dos quadris do urso.

“Aqueles são sem dúvida gestos humanos”, escreveu uma pessoa online. “Os ursos não podem ficar de pé por tanto tempo. Definitivamente não em um lugar como aquele” acrescentou outro.

Entretanto, a declaração do zoológico foi rápida em oferecer uma explicação sólida, da perspectiva de Angela.

“Algumas pessoas pensam que eu fico de pé como um humano. Parece que vocês não me entendem muito bem”, lia a declaração.

“Quando se fala em ursos, a primeira coisa que vem à mente é uma grande figura e poder surpreendente, mas nem todos os ursos são mastodontes e perigo personificado”.

As mais recentes imagens surgem quando a Dr. Ashleigh Marshall, do Zoológico de Chester, na Inglaterra, ter dito ao site da BCC que o animal em cenas anteriores era “definitivamente” um urso real. Entretanto, ela acrescentou que a raça geralmente “parece muito com humanos em seus costumes”.

Um outro parque de vida selvagem no Reino Unido também compartilhou imagens de um urso-do- sol de pé em uma tentativa de mostrar o “comportamento natural”.

O Paradise Wildlife Park em Hertfordhsire disse que ficar de pé permite aos ursos “uma visão mais ampla de seus arredores ou para farejar objetos distantes”.

A declaração do parque acrescentou que a posição também pode ser usada para “tentar intimidar seus inimigos ao exibir a mancha no peito se ameaçado”.

O Zoológico de Hangzhou registrou um aumento de 30% no número de visitantes desde quando o primeiro vídeo do urso-do-sol viralizou.

Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!