
Tempo fechado e mar bravo em Mie, na tarde de segunda-feira (CBC TV)
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), por volta da 0h de terça-feira (15), o tufão Lan deverá estar bem próximo do Farol de Shionomisaki, em Wakayama. Ainda classificado como forte, com 970hPa, seu movimento é lento, de 15 quilômetros por hora.
Embora compacto, o sétimo tufão do ano deverá ser a causa de uma faixa de chuva pesada. Por isso, além das fortes rajadas de vento e elevação de ondas, há uma forte preocupação das chuvas causarem inundações e outros desastres como deslizamentos.
Embora grande parte esteja desfrutando do feriado de Obon, tanto a AMJ quanto os governos das províncias banhadas pelo Oceano Pacífico, das regiões Tokai e Kansai, pediram para a população não sair de casa sem necessidade, para garantir a segurança.

Avisos emitidos pelos governos das províncias de Mie e de Aichi, na segunda-feira (reprodução)
Pediram para os que moram ou estão perto das costas, que não se aproximem das praias pelo risco de ressaca e das ondas elevadas. Há locais, como em Mie, já com chuva na tarde de segunda-feira, e a tempestade já começou, com ventos fortes.
Na terça-feira (15), nas regiões Tokai e Kansai, estão previstas rajadas de vento fortíssimas, a ponto de virar um caminhão em movimento. Por isso, todo cuidado é pouco.
Antes que a situação comece a piorar, a recomendação é de recolher bastões do varal, bicicletas, vasos e outros objetos do quintal e da varanda, preparar as baterias extras do smartphone, velas de LED e o kit de emergência, caso seja necessário ir para o abrigo.

Tufão Lan (imagem de satélite, da WeatherMap)
Fontes: CBC TV, AMJ, WeatherMap, Gov. Aichi e Gov. Mie